Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Que tal substituir o agrotóxico por fungo?

Apesar de ser uma ótima solução no combate às pragas, a pressão da indústria do veneno usado no campo ainda sobressai, em detrimento à natureza


postado em 09/07/2015 08:54

De acordo com o especialista, algumas espécies de fungos podem ser usadas como agrotóxicos naturais e até como fertilizante(foto: Pixabay)
De acordo com o especialista, algumas espécies de fungos podem ser usadas como agrotóxicos naturais e até como fertilizante (foto: Pixabay)
Algumas pragas são capazes de acabar com uma lavoura e causar prejuízos gigantescos aos produtores rurais. Normalmente, os agricultores recorrem aos agrotóxicos na tentativa de salvar a plantação. Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo desse produto.

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Desses, 28% contêm substâncias não autorizadas, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que muita gente não sabe é que uma possível solução para impedir a destruição das plantações está na própria natureza. Trata-se dos fungos entomófogos, que se alimentam de insetos, exterminando-os sem causar risco para os vegetais e seres humanos. Segundo o microbiologista José Horácio Reis, professor da PUC Minas, esses microorganismos existem em grandes quantidades e são uma alternativa viável para o controle das pragas.

Conforme o professor, a utilização dos fungos ainda não é muito comum porque é impossível competir com a indústria de agrotóxico. "De que adianta descobrir uma vantagem da natureza, se o dinheiro manda mais?", questiona o microbiologista.

Ele afirma, ainda, que existem outros recursos da natureza que poderiam substituir os produtos químicos. "Existem fungos que se associam às raízes das plantas e as ajudam a crescer mais do que com o uso de fertilizante", conta José Horácio.

Os compostos químicos aplicados no solo, seja para aumentar os nutrientes de forma artificial ou para combater pragas, podem contribuir para a degradação da qualidade do terreno, para a poluição das fontes de água e da atmosfera, além de aumentar a resistência das pragas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade