Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Saiba como ficará a igreja da Sagrada Família, em Barcelona, obra ícone de Gaudí

O vídeo mostra a simulação das obras no importante ponto turístico da cidade catalã, e que deverão terminar em 2026


postado em 13/07/2015 08:41 / atualizado em 13/07/2015 08:49

A construção da igreja da Sagrada Família teve início em 1882, sob supervisão do artista Antoni Gaudí, mas continua até hoje, e deve terminar apenas em 2026(foto: YouTube/Reprodução)
A construção da igreja da Sagrada Família teve início em 1882, sob supervisão do artista Antoni Gaudí, mas continua até hoje, e deve terminar apenas em 2026 (foto: YouTube/Reprodução)
Viajar até Barcelona e não visitar o Templo da Sagrada Família é ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel. A obra icônica do arquiteto espanhol Antoni Gaudí, cuja construção já dura 133 anos, está prevista para ser finalizada em 2026. Com um design peculiar e uma imponência que impressiona, o templo é a principal atração da cidade catalã, além de ser uma referência para a arquitetura mundial.

Veja abaixo o vídeo que simula as obras que serão feitas até 2026, e como ficará a igreja:


O projeto de Gaudí teve início em um contexto de conflitos políticos entre Catalunha e Madri. Motivado pelo desejo de valorizar a cultura catalã e criar novas formas de expressão na arquitetura, o artista se tornou um expoente de um movimento que permeia entre o historicismo e o modernismo.

De acordo com a arquiteta Denise Marques Bahia, professora da PUC Minas, além da estética exuberante, o templo foi projetado com uma técnica minimamente apurada. "Uma obra singular, que envolve racionalismo estrutural. Ela possui inúmeros estudos de estrutura e confecções de maquetes realizados pelo Gaudí. Com isso, passa a ter um valor de patrimônio histórico cultural", conta Denise.

O projeto de Gaudí sofreu fortes influências do arquiteto francês Viollet-le-Duc (1814-1879), um dos primeiros teóricos da preservação do patrimônio histórico. Ele pregava que a arquitetura autêntica deveria priorizar o atendimento às necessidades da população, baseada na qualidade e na propriedade dos materiais. A questão estética deveria ficar em segundo plano.

Segundo a professora, a arquitetura de Sagrada Família é gótica, porém com algumas peculiaridades, como a entrada de luz, a cor de terracota, elementos da natureza, temas marinhos e continentais. Principal atração turística de Barcelona, a igreja costuma provocar demoradas filas para visitação. Para conferir a imensa estrutura de perto, o turista precisa desembolsar R$ 40.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade