Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Conheça os cuidados que se deve ter ao usar xampu a seco

Segundo uma especialista, esse tipo de produto não substitui a lavagem tradicional e pode até afetar a saúde do couro cabeludo


postado em 20/08/2015 13:21

Segundo a hair stylist, o xampu a seco não deve ser usado todo dia, servindo apenas como um 'quebra-galho' para os dias em que a lavagem tradicional precisa ser adiada(foto: Thecoveteur.com/Reprodução)
Segundo a hair stylist, o xampu a seco não deve ser usado todo dia, servindo apenas como um 'quebra-galho' para os dias em que a lavagem tradicional precisa ser adiada (foto: Thecoveteur.com/Reprodução)
A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas tenham preguiça de lavar os cabelos da forma tradicional. Com isso, o uso de xampu a seco ganhar cada vez mais espaço. O produto pode até ajudar em momentos de emergência, entretanto, é preciso saber usá-lo corretamente, como mostra a especialista.

De acordo com a hair stylist e visagista Rosângela Rocha, proprietária do salão Maison Rocha, em Belo Horizonte, os xampus a seco servem apenas como um "quebra-galho" para aqueles dias em que você realmente não tem tempo de lavar os cabelos adequadamente. "A intenção do xampu a seco é absorver a oleosidade e dar mais volume e textura à raiz, deixando os cabelos com aspecto menos oleoso e mais cheiroso. Ele também pode ser usado para encorpar as madeixas pois, desta forma, fica mais fácil manipular os cabelos e fazer penteados. Algumas marcas proporcionam frescor e possuem protetor solar", explica a especialista.

Prático, o xampu a seco pode ser encontrado em pó ou como spray aerossol. Ele não deixa de ser um produto "coringa" para se ter na nécessaire. Mas, a profissional conta que ele não deve ser aplicado em todo o comprimento do cabelo, e sim, somente na raiz. E ainda, deve ser usado em momentos de emergência, principalmente por quem sofre com oleosidade excessiva. "O xampu a seco não é para ser usado regularmente, pois não substitui a lavagem tradicional. Usado de forma indiscriminada e sem intercalar com o xampu habitual, pode afetar a saúde do couro cabeludo, que pode virar um ninho de fungos, além de ressecar o cabelo", diz Rosângela.

Ao contrário do que muita gente pensa, o produto não mancha os cabelos. Alguns podem até deixar os fios um pouco esbranquiçados, entretanto, é só aguardar alguns segundos e penteá-los normalmente para que fiquem com a aparência natural. Algumas marcas oferecem xampus a seco com cor, para disfarçar os fios brancos e, da mesma forma, os cabelos devem ser penteados para imprimir uma aparência natural. "Para aplicar corretamente, o cabelo deve ser aberto por partes e os jatos devem ser direcionados para a raiz, a uma distância recomendada de 20 a 30 centímetros. Após aplicado, o cabelo deve ser escovado para que sejam removidos possíveis resquícios do produto", completa a hair stylist.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade