
A britânica tem 63 centímetros de cintura, 99 de busto e 91 de quadril, medidas bem diferentes dos corpos magros e longilíneos que costumam ser apontados como padrão de beleza. Para quebrar ainda mais com os paradigmas, a modelo não faz dieta, gosta de comer fast food e troca a academia pelas caminhadas ao lado do noivo. Ela também não é adepta ao bronzeado artificial, apliques de cabelo, tinturas loiras e silicone.
É claro que o padrão de beleza é subjetivo, mas, será que realmente existe uma composição corporal considerada ideal pela Medicina? Segundo o médico Paulo Augusto Carvalho Miranda, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais, não existem medidas perfeitas, e sim, adequadas.
"Do ponto de vista da saúde, a medida mais relevante é a circunferência abdominal. Ela é um marcador importante para avaliar risco de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Outra avaliação importante é a relação de peso e altura, conhecida como Índice de Massa Corporal [IMC]", aponta o especialista.
Conforme o endocrinologista, a circunferência do abdômen considerada ideal para uma mulher é de 80 cm. Acima de 88 cm já é considerado um valor preocupante. Para o homem, a medida recomendada é de 94 cm. Valores além de 102 cm podem ser fatores de risco.