
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas a 25 pessoas. Para garantir presença, é necessário se inscrever até as 15h desta sexta-feira (5/9) pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br. A caminhada será conduzida pela equipe de Educação Ambiental da FPMZB e seguirá até o Mirante 3 do parque, proporcionando contato com formações vegetais típicas do campo rupestre, cerrado e remanescentes de Mata Atlântica, além de vistas panorâmicas da capital.
“É um passeio muito bonito e rico, para reunir familiares ou grupos de amigos em uma data muito especial. Além de conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora locais, mostrando a importância do parque e de sua diversidade biológica, o público é presenteado com uma bela vista de diferentes pontos da cidade”, afirma o presidente da FPMZB, Gelson Leite.
De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, a atividade é aberta a toda a família, mas a participação de crianças só é permitida a partir dos 6 anos, acompanhadas por um responsável. O percurso inclui trechos de subida íngreme, pedras e locais escorregadios, não sendo recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção. É obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se roupas confortáveis, protetor solar, repelente, chapéu ou boné e garrafinha de água. Em caso de mau tempo, a programação pode ser alterada ou cancelada.
Parque da Serra do Curral
Com cerca de 400 mil metros quadrados, o Parque da Serra do Curral foi criado em 1999 e inaugurado em 2012 para proteger a biodiversidade da região e oferecer lazer e contato com a natureza. A Serra do Curral é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1960 e foi escolhida como símbolo de Belo Horizonte em plebiscito realizado em 1997. De seus mirantes, é possível avistar a Lagoa da Pampulha, o Mineirão, a Serra da Piedade, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e outros pontos da Região Metropolitana.