Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Galo terá de vencer a 'estatística' para ser campeão do Brasileirão

Desde quando passou a ser contabilizado por pontos corridos, o Campeonato Brasileiro apresenta uma curiosa tendência: quem vence o primeiro turno acaba levando a taça de campeão


postado em 17/08/2015 08:26

O time do Corinthians terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na liderança, e se confirmar a tendência dos últimos anos, tem tudo para levar a taça(foto: Agência Corinthians/Divulgação)
O time do Corinthians terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na liderança, e se confirmar a tendência dos últimos anos, tem tudo para levar a taça (foto: Agência Corinthians/Divulgação)
Conhecido por ser o time dos feitos improváveis, o Atlético terá que derrubar mais uma estatística se quiser ser campeão brasileiro este ano. Desde 2003, quando o campeonato passou a ter a fórmula dos pontos corridos, 75% dos clubes que terminaram o primeiro turno da competição na liderança confirmaram o título.

Das 12 edições nesse novo formato, apenas em 2008, 2009 e 2012 a tendência não se confirmou. Desta vez, o Corinthians encerrou a primeira metade na ponta. Resta saber se algum time terá força para acrescentar mais uma exceção à história do Brasileirão.

De 2003 a 2007, todos os campeões do primeiro turno conquistaram o caneco no final do campeonato. A sequência foi quebrada em 2008, com o título do São Paulo. Na primeira parte do Brasileiro, o Grêmio havia terminado na liderança, mas foi o Tricolor Paulista que levou a melhor no fim.

Em 2009 o feito se repetiu, desta vez, de forma ainda mais surpreendente. O Flamengo, 7º lugar no primeiro turno, foi o campeão brasileiro, desbancando o Internacional, que havia terminado as 19 primeiras rodadas na ponta.

Em 2012, a exceção ficou por conta do Atlético-MG. Apesar de ter somado 43 pontos na virada do turno, melhor campanha de um time desde que a competição passou a ser disputada por 20 equipes, em 2006, o Fluminense deu uma arrancada final e ficou com o título.

Ano passado foi a única vez, desde 2003, que a ordem dos quatro melhores colocados no primeiro turno se manteve no encerramento da competição. O Cruzeiro foi o campeão, seguido por São Paulo, Internacional e Corinthians.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade