Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Foto mostra suposto 'Stonehenge' em Marte

Mais uma vez internautas enxergam formações estranhas na superfície do Planeta Vermelho. Será que é verdade?


postado em 25/09/2015 11:17

À esquerda vemos a estranha formação rochosa fotografada em Marte, e à direita, o famoso monumento neolítico Stonehenge, no Reino Unido(foto: Nasa/Divulgação e Google Maps/Reprodução)
À esquerda vemos a estranha formação rochosa fotografada em Marte, e à direita, o famoso monumento neolítico Stonehenge, no Reino Unido (foto: Nasa/Divulgação e Google Maps/Reprodução)
Parece que cada imagem de Marte enviada pela sonda espacial New Horizons é analisada minuciosamente por internautas, para tentarem achar algo estranho. Depois da colher flutuante, da nave de Star Wars, dos carangueijos gigantes e até de pirâmides, é a vez de formações de pedras parecidas com Stonehenge – famoso conjunto de monólitos antigos no Reino Unido – chamarem a atenção.

Um usuário do YouTube identificado como Mister Enigma postou um vídeo em que analisa uma imagem do Planeta Vermelho disponível no site do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Segundo ele, uma estranha formação de pedras lembra o famoso monumento neolítico britânico. "Será que os construtores de Stonehenge visitaram Marte e criaram a mesma coisa lá? Ou é apenas outra ilusão de Marte?", diz o narrador do vídeo.

Porém, não são dadas maiores informações sobre a imagem, como a dimensão da área do suposto "Martehenge" (Marte+Stonehenge), ou o possível tamanho das pedras.

Como o próprio autor do vídeo lembra, tudo indica que estamos diante de mais um caso de pareidolia. Ou seja, o cérebro dá sentido a uma imagem aleatória (como as diversas imagens de Jesus em manchas). Isso já aconteceu antes com fotos de Marte, e a mais famosa é o "rosto marciano". Divulgada em 1976, a foto feita pela espaçonave Viking 1, da Nasa, apresenta uma formação que supostamente lembra um rosto. Mas, uma outra imagem feita no mesmo local deixa claro que o se trata apenas de formações rochosas comuns.

Veja, abaixo, como o ângulo de incidência da luz provocou o efeito do "rosto marciano":
(foto: Nasa/Divulgação)
(foto: Nasa/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade