Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Girafas sussurram à noite e intrigam cientistas

Esse fenômeno ainda é pouco conhecido e nunca havia sido registrado antes. Confira o áudio!


postado em 24/09/2015 12:00

Ao gravarem mil horas de áudio em zoológicos da Europa, cientistas descobriram que girafas sussurram à noite(foto: Pixabay)
Ao gravarem mil horas de áudio em zoológicos da Europa, cientistas descobriram que girafas sussurram à noite (foto: Pixabay)
À noite, quando os humanos não estão por perto, as girafas podem fazer algo que até então nunca havia sido documentado por cientistas: elas sussurram. Para chegar a essa descoberta, pesquisadores que estavam documentando os sons desses animais gravaram quase mil horas de áudio em três diferentes zoológicos da Europa. Os equipamentos ficaram ligados em diversos momentos, incluindo à noite.

Foi justamente no horário em que costumamos dormir que os cientistas encontraram sons de baixa frequência emitidos pelas girafas, e que são quase imperceptíveis aos ouvidos humanos. A revista New Scientist publicou um dos 65 "sussurros" capturados pelos pesquisadores.

Confira abaixo o som, até então inédito nos ouvidos humanos:


Ainda não se sabe ao certo o que leva os animais a emitirem esse ruído. As girafas são conhecidas por não fazerem muitos ruídos ou vocalizações. São considerados animais taciturnos pelos cientistas. O jornal científico BMC Research Notes mostra que, até hoje, os únicos sons vinculados às girafas eram "balidos", "estouros", "tosses", "rugidos", "grunhidos", "gemidas", "espirros", "roncos"  e "bufadas".

O "sussurro" é algo novo para os cientistas, e, segundo eles, pode significar algum tipo de comunicação noturna feita pelos animais no zoológico, quando estão separados dos grupos ou parceiros. "Esses padrões podem sugerir que na comunicação entre as girafas, o 'sussurro' funcione como uma chamada para, por exemplo, reestabelecer contato com parceiros. Além disso, a rica estrutura harmônica e a frequência modulada indicam que esse tipo de vocalização tem potencial para carregar informações importantes para o destinatário", dizem os pesquisadores em nota enviada à imprensa.

Porém, segundo a psicóloga Meredith Bashaw, professora da Faculdade Franklin & Marshall, em Lancaster, nos Estados Unidos, o som emitido pelas girafas parece ser passivo, como uma espécie de ronco, produzido durante o segundo estágio do sono. "Isso seria o mesmo que os humanos falando durante o sono ou cachorros que latem dormindo", diz a psicóloga em entrevista à New Scientist.

(com The Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade