Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Aprenda a fazer um repelente caseiro contra a dengue

A mistura é fácil de preparar, além de ser totalmente natural e sem contraindicação


postado em 26/10/2015 15:39 / atualizado em 11/12/2015 14:10

Sabia que apenas a fêmea do Aedes aegypti se alimenta de sangue?(foto: Wikimedia/Reprodução)
Sabia que apenas a fêmea do Aedes aegypti se alimenta de sangue? (foto: Wikimedia/Reprodução)
A dengue é uma das principais doenças causadas por mosquitos. Ela é transmitida por meio da picada da fêmea do Aedes aegypti. Curiosamente, o macho desse espécie se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito, em toda sua vida (45 dias, em média), pode contaminar até 300 pessoas.

A dica do portal EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, é preparar um repelente caseiro, com ingredientes fáceis de serem encontrados, e de aroma agradável, que não vai causar irritação.

Ele protege as pessoas e, ao mesmo tempo, diminui a fonte de proteína do sangue humano para o Aedes maturar seus ovos, atrapalhando, assim, sua proliferação.

Receita do repelente:

  • 500 ml de álcool
  • 1 pacote de cravo da índia (10 gr)
  • 1 vidro de óleo de amêndoa, camomila, erva-doce ou aloe vera (100 ml)

Modo de preparo:

Deixe o cravo curtindo no álcool por quatro dias, agitando em dois momentos: de manhã e de tarde. Depois desse período, misture o óleo.

A sugestão de uso é de apenas uma gota no braço e pernas, o que é suficiente para afastar o mosquito do ambiente. O repelente evita que o inseto sugue o sangue e, assim, ele não consegue maturar os ovos. Isso atrapalha a postura e vai contribui para diminuir a proliferação do Aedes aegypti.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade