Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Asteroide passará perto da Terra na véspera do Dia das Bruxas

Segundo a Nasa, o corpo celeste chegará a uma distância equivalente a 1,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua


postado em 22/10/2015 18:25

Na madrugada do dia 31 de outubro, data em que se comemora o Halloween, ou Dia das Bruxas, um asteroide de tamanho médio passara "próximo" à Terra. A rocha estelar de aproximadamente 470 m de diâmetro, batizada de 2015TB145, passará a 499 mil km de distância de nosso planeta, o que equivale a 1,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Esse será um evento astronômico importante, já que o próximo asteroide a passar perto de nosso planeta só será visto em 2027. Nessa data, o 1999 AN10 vai "raspar" a Terra, ou seja, chegará a uma distância de "apenas" 30 mil km de distância da superfície terrestre – abaixo da altitude de alguns satélites, como os usados pelos canais CNN e BBC.

Porém, de acordo com a Nasa, não há perigo de colisão na passagem desses dois asteroides. Ainda assim, o meteoro do dia 31 de outubro chama a atenção por ser um exemplo de como alguns corpos celestes têm órbitas espaciais atípicas, que fazem com que sejam detectados apenas quando estão muito próximos da Terra. Isso é um problema, pois pode impedir uma possível ação preventiva, caso haja uma colisão iminente.

Para se ter uma ideia do tamanho do 2015TB145, que testemunhará o Halloween, ele é 28 vezes maior que o meteoro que explodiu no céu da cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, deixando centenas de feridos. Mas, com 470 m de diâmetro, ele não seria capaz de causar uma catástrofe em nível planetário caso nos atingisse, como foi o caso do asteroide de 10 km que pode ter causado a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade