Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Imagem de Buda em Marte?

Mais uma polêmica envolvendo o Planeta Vermelho. Desta vez, a teoria da conspiração alega ter encontrado uma formação similar a uma estátua, muito parecida com o deus Buda


postado em 20/10/2015 09:09 / atualizado em 20/10/2015 09:15

A formação rochosa, segundo a nova teoria da conspiração, lembra a estátua de Buda (veja detalhe)(foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
A formação rochosa, segundo a nova teoria da conspiração, lembra a estátua de Buda (veja detalhe) (foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
Já são incontáveis os avistamentos de supostas estruturas estranhas em Marte. Iguana, colher flutuando, pirâmides, osso, mulher e até caranguejos gigantes já foram "vistos" em fotos feitas pelo robô espacial Curiosity no Planeta Vermelho. Desta vez, segundo notícia divulgada pelo portal do jornal inglês The Mirror, um internauta alega ter encontrado uma estátua que lembra o deus Buda.

A imagem teria sido "descoberta" por Scott C. Waring, responsável pelo site UFOsightingsdaily, que publica avistamentos de óvnis diariamente, em outubro deste ano. A imagem foi considerada por ele como um "incrível deus marciano encontrado em Marte". "Eu acho que já vimos essa estátua antes, mas nunca com essa proximidade. Ela mostra um rosto e uma cabeça virada para a direita, com peito, estômago estufado e ombros. A foto, sozinha, poderia ser suficiente para convencer as Nações Unidas de que houve vida inteligente em Marte, mas a Nasa não quer que saibamos a verdade", diz Scott em seu portal.

Antes de mais nada, é preciso salientar que essa foto com a suposta estátua não é nova, nem foi divulgada em outubro. A Nasa, há um ano, já havia revelado essa imagem feita pelo Curiosity e o próprio site UFOsightingsdaily chegou a publicá-la, ainda em 2014, com o título "Sitting statue discovered on Mars" (Estátua sentada descoberta em Marte, em tradução livre).

Apesar de ser uma curiosa teoria da conspiração, tudo indica, mais uma vez, que estamos diante do fenômeno conhecido como pareidolia, em que nosso cérebro busca dar significado a formas aleatórias. Isso é o mesmo que ver um rosto de Jesus num veio da madeira ou, ainda mais comum, enxergar uma pessoa rindo ao usar dois pontos e a letra D maiúscula, que corresponde ao emoji :D, muito usado em mensagens na internet.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade