Publicidade

Estado de Minas NACIONAL

Brasil tem mais médicos, mas distribuição dos profissionais pelo território ainda é desigual

Apesar de ter 2,11 médicos a cada mil habitantes, nosso país peca pela concentração dos profissionais nas capitais


postado em 30/11/2015 18:39 / atualizado em 30/11/2015 18:45

Segundo o levantamento, o Brasil possui taxa de 4,84 médicos a cada mil habitantes nas capitais e de 1,23 no interior(foto: Pixabay)
Segundo o levantamento, o Brasil possui taxa de 4,84 médicos a cada mil habitantes nas capitais e de 1,23 no interior (foto: Pixabay)
Dados do relatório Demografia Médica no Brasil 2015 indicam que cerca de 400 mil médicos atuam no país. De acordo com os números divulgados nesta segunda, dia 30 de novembro, pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o total de registros de médicos no país é de 432.870, mas 33.178 registros se referem a registros secundários, ou seja, são de profissionais com mais de um registro nos conselhos regionais.

A segunda inscrição ocorre quando o médico trabalha em áreas fronteiriças entre dois estados [e ele têm registro em mais de um conselho] ou quando ele muda temporariamente para fazer cursos ou especializações. Deduzidos os registros secundários, o total de médicos no país soma 399.692 profissionais.

Considerando-se o total de registros médicos no país, já que um médico pode atuar em estados diferentes, o Brasil tem, em média 2,11 médicos para cada grupo de mil pessoas. A taxa é muito próxima a de países desenvolvidos como Estados Unidos [média de 2,5 médicos por grupo de mil habitantes], Canadá (2,4) e Japão (2,2). Segundo Mário Scheffer, coordenador do estudo, nessa média não é considerada o número total de médicos, mas o de registro, porque "um profissional com dois registros tem de ser contado nos dois estados, porque ele é mão de obra para ambos".

Desigualdade

A distribuição desses médicos pelo país é muito desigual tanto entre as unidades da federação quanto em relação a capitais e interior do país. A região sudeste, por exemplo, concentra mais da metade dos médicos do país (55,3%), enquanto a região norte tem apenas 4,4% desse total, seguida pelo centro-oeste, com 7,9%.

O estado do Maranhão dispõe de 5.396 médicos, o que corresponde a 1,3% do total de profissionais brasileiros, enquanto sua população corresponde a 3,4% do total nacional. A média é a mais baixa do país, de 0,79 profissionais para cada grupo de mil pessoas. O estado de São Paulo concentra 117.995 médicos (28,1% do total), para uma população que corresponde a 21,7% do país [2,7 médicos a cada grupo de mil]. O Distrito Federal é a unidade federativa com maior concentração de médicos por grupo de pessoas do país: 4,28 médicos a cada mil pessoas.

As 27 capitais do país concentram 55,24% do total de registros de médicos, embora a população dessas cidades represente apenas 23,80% do país. Todas as 5.543 cidades do interior têm 44,76% dos médicos, enquanto sua população soma 76,2% do Brasil. Com isso, a taxa de médicos por grupos de mil habitantes soma 4,84 nas capitais e 1,23 médicos no interior.

"O médico é um profissional que demora 12 anos para se formar. Ele não vai trabalhar em lugares distantes se não houver boas condições para sua família. O relatório mostra que abrir escolas não resolverá o problema porque a maioria deles [médicos] vai trabalhar em cidades com mais de 50 mil habitantes. O governo precisa desenvolver uma política de interiorização", defende Braúlio Luna, presidente do Cremesp.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade