Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Fique admirado com a 'sinfonia' tocada pelo mar

Um 'órgão' instalado numa praia da Croácia emite som conforme o movimento das ondas


postado em 13/11/2015 10:13

O 'instrumento musical' instalado numa região costeira da Croácia deixa os turistas deslumbrados com o som gerado pelo movimento das ondas(foto: YouTube/Reprodução)
O 'instrumento musical' instalado numa região costeira da Croácia deixa os turistas deslumbrados com o som gerado pelo movimento das ondas (foto: YouTube/Reprodução)
Quem visita a região de Zadar, na Croácia, fica impressionado com o chamado "órgão do mar", uma mistura de pier e instrumento musical feito pelo arquiteto croata Nikola Basic, e que emite som conforme o movimento das ondas do mar Adriático.

Inaugurado em 2005, o "morske orgulje", como é conhecido pelos croatas, é composto de uma estrutura de 70 metros em mármore, com tubos instalados na parte submersa e saídas de ar sob os degraus. O som parecido com o de um órgão de igreja é gerado pela força da água em conjunto com o vento.

Confira abaixo o som "hipnotizante" da atração turística croata:


A ideia de criar o "órgão do mar" surgiu após as autoridades locais perceberem que a cidade estava muito feia, cheia de concreto. Isso porque a região de Zadar havia sido devastada durante a Segunda Guerra Mundial, e precisou ser totalmente reconstruída.

Outro trabalho importante do arquiteto Nikola Basic é chamado de Campo das Cruzes e foi instalado na ilha de Kornat, também na Croácia. A obra é uma homenagem a um bombeiro que morreu num incêndio florestal em 2007.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade