Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Candidatas aproveitaram redação do Enem para denunciar abuso

Segundo o MEC, ao menos 55 mulheres denunciaram casos de violência sofridos por elas ou conhecidas no texto da prova


postado em 12/01/2016 08:32

Como o tema da redação do Enem 2015 era violência contra a mulher, muitas candidatas aproveitaram para dar denunciar esse crime(foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Como o tema da redação do Enem 2015 era violência contra a mulher, muitas candidatas aproveitaram para dar denunciar esse crime (foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Segundo o Ministério da Educação (MEC), em coletiva de imprensa realizada na segunda, dia 11 de janeiro, as mulheres aproveitaram a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para denunciar casos de agressão. O tema da prova de 2015 foi A Persistência da Violência Contra a Mulher na Sociedade Brasileira. De acordo com o ministério, pelo menos 55 candidatas denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

Diante desse cenário, o MEC reforçará a divulgação de meios de atendimento e proteção à mulher. "Como se trata de uma redação, não sabemos se necessariamente é um depoimento, mas tudo indica que sim. Tudo indica que ela descreve uma situação que viveu", afirma o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo Mercadante, o ministério já acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Conforme o MEC, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher. Em conjunto com outros órgãos, o ministério pretende divulgar os meios que elas podem usar para obter assistência. Um deles é o telefone 180, da SPM.

"O tema é muito importante para o Brasil. Não só os participantes, mas outras pessoas refletiram sobre o tema. É uma oportunidade de reforçar as ações contra a violência e de proteção para mulheres que estão acuadas dentro de casa", diz o ministro.

Em 2015, 104 pessoas tiraram a nota mil na redação. O número é menos da metade dos que tiraram nota mil na edição de 2014, quando esse número chegou a 250 redações. Em 2014, o tema da redação foi Publicidade Infantil em Questão no Brasil.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade