Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Prédio que 'murmura' na Inglaterra faz sucesso

A torre, uma das mais altas do país, chama mais atenção pelo som que emite, do que pela arquitetura


postado em 20/01/2016 16:44 / atualizado em 20/01/2016 16:48

O arranha-céu Beetham, que fica em Manchester, na Inglaterra, ficou muito famoso na internet ao emitir um som parecido com 'murmúrio', quando venta forte(foto: YouTube/Reprodução)
O arranha-céu Beetham, que fica em Manchester, na Inglaterra, ficou muito famoso na internet ao emitir um som parecido com 'murmúrio', quando venta forte (foto: YouTube/Reprodução)
Quando a torre Beetham ficou pronta na cidade de Manchester, na Inglaterra, não virou atração apenas por ser o prédio mais alto da região, ou mesmo o 12º princpial arranha-céu do país. Na verdade, a bela estrutura, toda em vidro, ganhou notoriedade mundial devido ao ruído estranho que faz, que lembra o som de um "murmúrio".

O prédio tem cerca de 169 m de altura, foi projetado pelo escritório SimpsonHaugh and Partners e ficou pronto em 2006. Logo ele ficou famoso na internet, após internautas divulgarem vídeos com exemplo do som emitido pelo envidraçado arranha-céu. Quando a velocidade do vento aumenta, o formato mais fino da estrutura faz com que o ar passe pelo vidro, na parte de cima, próximo ao telhado, gerarando, assim, o famoso ruído.

Segundo informações dos moradores de Manchester, é possível ouvir o "murmúrio" da torre Beetham a uma distância de 300 m. Testemunhas dizem ainda que o som equivale ao acorde B3 (frequência de 246,94 Hz), que lembra efeitos de ficção científica, como um disco voador pousando.

Os responsáveis pelo prédio realizaram obras emergenciais para tentar minimizar o problema, entre 2006 e 2010, incluindo a incorporação de placas de espuma entre o vidro e o metal da estrutura. Porém, o "murmúrio" continuou ocorrendo, e os especialistas admitem que apenas a retirada do acabamento de vidro poderia solucionar, de uma vez por todas, a questão acústica.

Confira, abaixo, o som emitido pelo famoso prédio de Manchester:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade