
Sabia que os peixes e as aves são capazes de ver a frequência ultravioleta da luz? Para eles, o mundo é bem "psicodélico". Isso graças a um receptor específico que esses animais possuem. Já os cães e gatos, que têm dois receptores de cores, conseguem diferenciar apenas tons de verde e azul. Portanto, pense bem na hora de comprar brinquedos para seu bichinho de estimação, pois podem não ser interessantes para eles.
Confira abaixo o vídeo com a "visão animal":
Além das cores, outro ponto curioso que nos diferencia de alguns animais é a frequência com que "atualizamos" as imagens que são geradas em nossos olhos. Essa questão foi analisada pelo pesquisador Kevin Healy, da Faculdade de Trinity, em Dublin, na Irlanda. Ele publicou o estudo Animal Behaviour, para demonstrar como a vida passa em "velocidades" diferentes para certos animais.
Segundo o cientista, nos humanos, o olho consegue captar o mundo numa taxa de 60 Hz, ou seja, as imagens são "atualizadas" 60 vezes por segundo. Essa frequência é a mesma das transmissões dos canais de televisão. Já para os cães, a visão se dá a uma taxa de 80 Hz. Ou seja, as imagens da TV, para eles, parecem sequências de fotos que mudam de tempos em tempos, e não um vídeo constante.
A campeã em "velocidade" para enxergar o mundo é a mosca. Esse bichinho que adora importunar a gente consegue ver a uma frequência impressionante de 250 Hz. Por isso é quase impossível capturar esse inseto: ela enxerga um mundo lerdo, e consegue "antecipar" nossos movimentos.