Publicidade

Estado de Minas BIOLOGIA

Você sabe como funciona nossa visão?

Entenda como as imagens se formam em nosso cérebro, a partir das luzes que entram em nossos olhos


postado em 18/01/2016 14:53

As imagens se formam de cabeça para baixo, na retina, no fundo dos olhos, a partir da luz que é refletida nas coisas. O cérebro, então, as coloca de cabeça para cima(foto: Pixabay)
As imagens se formam de cabeça para baixo, na retina, no fundo dos olhos, a partir da luz que é refletida nas coisas. O cérebro, então, as coloca de cabeça para cima (foto: Pixabay)
Já parou para pensar como são formadas as imagens? Ou como funciona nosso sistema visual? Tudo o que enxergamos é fruto da tradução, feita pelo cérebro, dos estímulos luminosos que atingem os nossos olhos.

Como mostra o portal In Vivo, da Fiocruz, ao ultrapassar a córnea e entrar pela pupila, a luz alcança o cristalino, projetando-se sobre a retina. Córnea, pupila, cristalino e retina são alguns dos elementos que compõem nosso sistema visual.

A bolinha preta bem no meio da parte colorida do olho é a pupila: ao aumentar ou diminuir de tamanho, essa abertura na íris controla a entrada de luz. "A córnea e o cristalino funcionam como lentes, desviando os raios luminosos em direção à retina. Já a retina é a superfície sobre a qual as imagens são formadas: nela existem células fotossensíveis capazes de reconhecer cores e movimentos e transformar as impressões causadas pela luz em impulsos eletroquímicos. À retina está ligado o nervo óptico, responsável por transportar os impulsos eletroquímicos para o cérebro, que interpretará a informação visual", diz o texto do site da Fiocruz, especializado em ciência.

Para termos uma visão nítida, esse sofisticado sistema precisa funcionar de modo a focalizar a imagem sobre a retina. Quando essa regulagem, conhecida como acomodação, não acontece, temos dificuldade para enxergar.


As insuficiências visuais mais comuns são a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Na miopia, o crescimento exagerado do globo ocular ou a pouca curvatura da córnea impedem a focalização da imagem sobre a retina. Já na hipermetropia, as imagens ficam desfocadas por ser o olho demasiado curto.

Uma deformação na córnea leva ao astigmatismo: arredondada no olho normal, essa lente é oval no olho astigmático. A diferença no formato faz com que os raios de luz sejam focalizados ao mesmo tempo em pontos variados da retina, levando a distorções visuais.

A presbiopia aparece depois dos 40 anos. Também conhecida como “vista cansada”, é uma tendência natural do envelhecimento. Com a idade e o uso, tanto o cristalino como a musculatura dos nossos olhos perdem elasticidade e flexibilidade, impedindo o processo de acomodação.

Para corrigir essas insuficiências visuais, usamos óculos capazes de compensar as deformações oculares. As lentes dos óculos auxiliam nossos olhos a focalizar a imagem sobre a retina e aí, míopes, hipermétropes, astigmáticos e presbiopes podem enxergar o mundo com mais clareza.

(com In vivo – Fiocruz e Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade