Estado de Minas AGENDA

Confira as atrações culturais da semana

Programação inclui música clássica, dança, cinema nacional, literatura e espetáculos gratuitos em BH entre os dias 27 e 31 de maio.


postado em 26/05/2025 10:15 / atualizado em 26/05/2025 10:35

Espetáculo
Espetáculo "Maio, Antes Que Você Me Esqueça" (foto: Raquel Guerra/Divulgação)
A última semana de maio em Belo Horizonte está repleta de atividades culturais gratuitas para todos os gostos. Entre os dias 27 e 31, a cidade recebe uma programação diversa com teatro, música, dança, cinema e literatura em espaços públicos e centros culturais. Os destaques incluem a 4ª edição do Circuito Cultural Pampulha, o espetáculo \V3NTØ (Barravento), o  concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a mostra “A Cinemateca é Brasileira” no Cine Humberto Mauro e o encontro com Frei Betto no Sempre Um Papo.

Saiba mais detalhes sobre cada um dos eventos abaixo: 

Circuito Cultural Pampulha

O Circuito Cultural Pampulha chega à sua 4ª edição entre os dias 27 e 31 de maio, com cinco dias de programação gratuita e aberta ao público no Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte. O evento reúne teatro, música, dança, circo e oficinas para todas as idades, com destaque para a Mostra de Artes Cênicas, apresentações musicais e a 3ª edição do concurso “Fotografe a Pampulha”. Voltado à valorização do patrimônio cultural da região, o circuito promove o acesso à arte e incentiva a ocupação dos espaços da Pampulha com atividades que celebram a diversidade e a produção artística local.
 
Espetáculo \V3NTØ (Barravento)
 
Espetáculo \V3NTØ (Barravento), do grupo CorPol!tico(foto: Gilberto Goulart/Divulgação)
Espetáculo \V3NTØ (Barravento), do grupo CorPol!tico (foto: Gilberto Goulart/Divulgação)
O espetáculo \V3NTØ (Barravento), do grupo CorPol!tico, estreia no dia 27 de maio, às 19h, no Teatro Marília, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. A montagem propõe uma releitura coreográfica das sonoridades afro-brasileiras, do candomblé ao funk contemporâneo, destacando a ancestralidade e a potência criativa das juventudes periféricas. Em seguida, a circulação continua no Centro Cultural Venda Nova no dia 30/05, às 19h, e no Centro Cultural Vila Santa Rita, no dia 31/05, às 16h. Com direção de Leonardo Molina e Rudson Rocha, a obra mistura dança, música e narrativa social para celebrar a diversidade de corpos e ritmos como forma de resistência e transformação.


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais 
 
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais(foto: Paulo Lacerda)
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (foto: Paulo Lacerda)
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta no dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural do TRT-MG (Rua da Bahia, 112 – Centro), com entrada gratuita e sujeita à lotação. Sob regência de André Brant, o concerto traz três obras do período classicista: a abertura da ópera Les Danaïdes, de Antonio Salieri; a Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra, de Mozart, com solistas da própria orquestra; e a Sinfonia nº 100 (“Sinfonia Militar”), de Joseph Haydn, executadas na íntegra. A apresentação integra a política de democratização do acesso à música erudita da Fundação Clóvis Salgado.

“A Cinemateca é Brasileira – Resistências Cinematográficas”
 
Cena de
Cena de "O Que É Isso Companheiro?" (foto: Bruno Barreto/Divulgação)
De 27 de maio a 1º de junho de 2025, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, recebe a mostra “A Cinemateca é Brasileira – Resistências Cinematográficas”, com entrada gratuita. A programação exibe 16 filmes clássicos e contemporâneos do cinema nacional, abordando temas como repressão, luta política, memória e resistência no Brasil. Entre os destaques estão Cabra Marcado para Morrer, Terra em Transe, O que é isso, companheiro? e ABC da Greve. Os ingressos são distribuídos presencialmente 30 minutos antes de cada sessão e também pela plataforma Eventim, uma hora antes, com 50% da carga disponível on-line

Sempre Um Papo recebe Frei Betto
 
Frei Betto participa do Sempre Um Papo(foto: @alnereis/Divulgação)
Frei Betto participa do Sempre Um Papo (foto: @alnereis/Divulgação)
No dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h30, o projeto Sempre Um Papo recebe o escritor Frei Betto para o lançamento e debate do livro “Quando fui pai do meu irmão”, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com entrada gratuita. A conversa será mediada por Afonso Borges e marca a chegada da obra publicada pelas Edições 70, em que Frei Betto compartilha memórias marcadas por espiritualidade, afeto e aprendizado, especialmente sobre sua experiência cuidando do irmão mais novo, portador de distúrbios mentais. Autor de mais de 70 livros e reconhecido por obras como Batismo de Sangue e Fidel e a Religião, Frei Betto é uma das vozes mais ativas da literatura e do pensamento social brasileiro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação