Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Aedes e Culex: conheça as diferenças entre o mosquito e o pernilongo

Muita gente ainda confunde o transmissor da dengue, do zika e da chikungunya com o pernilongo comum


postado em 26/02/2016 12:49 / atualizado em 26/02/2016 13:50

Uma das diferenças entre o mosquito Aedes aegypti (esq.) e o pernilongo Culex (dir.) é que o transmissor do zika vírus voa abaixo de 1,2 m(foto: Pixabay)
Uma das diferenças entre o mosquito Aedes aegypti (esq.) e o pernilongo Culex (dir.) é que o transmissor do zika vírus voa abaixo de 1,2 m (foto: Pixabay)
Em tempos de preocupação com o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, muitas pessoas se assustam ao encontrarem os pernilongos normais. O mais conhecido é chamado cientificamente de Culex e é bem diferente do Aedes, especialmente em termos de cor, comportamento e tamanho.

Apesar de falarmos em milimetros de tamanho, é possível diferenciar os dois e ter uma noite mais tranquila. O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), José Bento Ribeiro, destaca algumas dessas diferenças. Veja o quadro abaixo.

De acordo com Pereira, o mosquito Aedes tem hábitos diurnos, mas é oportunista e a fêmea pode picar à noite caso tenha alguma chance. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite. Por sua vez, o mosquito Aedes costuma voar abaixo de 1,2 metros e, por isso, pica mais pés, pernas e joelhos, sendo sua picada indolor.
(foto: Fiocruz/Portal EBC)
(foto: Fiocruz/Portal EBC)


(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade