Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Por que bocejamos?

A explicação é simples: para espantar o sono


postado em 12/02/2016 10:47

Não só os humanos bocejam, sabia? Essa ação está ligada à tentativa do corpo de se manter acordado(foto: Pixabay)
Não só os humanos bocejam, sabia? Essa ação está ligada à tentativa do corpo de se manter acordado (foto: Pixabay)
O bocejo é uma ação involuntária na qual abrimos a boca e respiramos fundo. Apesar da crença popular associar esse procedimento ao "mau-olhado", ou seja, como se a pessoa estivesse com energia negativa, o bocejo é comum em humanos e em outros animais. Ele tem relação com o sono, pois surge como forma de "defesa" do organismo contra a diminuição do metabolismo, que leva à sonolência.

"Quando bocejamos, inspiramos grande quantidade de ar oxigenado e expiramos o excesso de dióxido de carbono. Assim, ocorre aumento da circulação sanguínea e diminuição da temperatura corporal, logo, aumentando o nosso estado de atenção [aumento do metabolismo]", explica Rodolfo Duarte Nascimento, doutorando em Biologia Celular pela UFMG.

Mas, você já tentou entender por que bocejamos quando outra pessoa boceja? Segundo o especialista, num determinado ambiente, quando há concentração de dióxido de carbono (CO²) devido à respiração de outros indivíduos, o nosso corpo utiliza o bocejo para conseguir mais oxigênio e eliminar o excesso de CO².

(com Rodolfo Duarte Nascimento e Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade