Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Suposta 'esfinge' teria aparecido em foto de Marte

Essa é mais uma polêmica envolvendo as imagens provenientes do Planeta Vermelho


postado em 23/03/2016 10:44

A estranha estrutura (detalhe) descoberta em Marte, e que teria a forma da famosa esfinge egípcia, vem causando polêmica na internet(foto: NASA/JPL-CALTECH/MSSS/Divulgação)
A estranha estrutura (detalhe) descoberta em Marte, e que teria a forma da famosa esfinge egípcia, vem causando polêmica na internet (foto: NASA/JPL-CALTECH/MSSS/Divulgação)
Em meio às imagens que são feitas pelo robô espacial Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta Marte em 2012, internautas insistem que muitas delas exibem suposas figuras estranhas, objetos "terrenos" ou mesmo "rastros" de vida extraterrestre. Depois da imagem de Buda, da colher flutuante e dos "caranguejos gigantes", agora, é a vez de uma suposta "esfinge" ser observada numa foto do Planeta Vermelho.

A polêmica imagem foi tirada em 2014 pelo Curiosity, numa região árida conhecida como cratera Gale, em Marte. No alto da foto, à direita, existe uma estrutura muito similar à famosa esfinge que fica em Gizé, no Egito, e que possui cerca de 73 m de comprimento. Segundo Joe White, que detém o canal ArtAlienTV, no YouTube, e responsável por divulgar a nova "conspiração", a figura que foi "flagrada" em terras marcianas seria pouco menor que a "versão egípcia" existente na Terra.

"Venho estudando essa área, em detalhes, há alguns anos. Quando observei essa imagem, em particular, divulgada pela Nasa, fiquei espantado com a riqueza de detalhes da cabeça da esfinge. Uma abertura que parece ser uma porta, na direita da figura, também chamou minha atenção", diz o internauta na descrição do vídeo. Ele reconhece que pode ser apenas uma ilusão de ótica, mas, questiona os céticos, dizendo que a estrutura "é bem visível e que o formato de esfinge pode ser visto em diversas imagens feitas pelo Curiosity nos últimos anos".

Em entrevista para o portal americano de notícias The Huffington Post, Guy Webster, porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que fica em Pasadena, na Califórnia, onde são cadastradas e mantidas as fotos tiradas em Marte, lembra que a suposta esfinge está numa parte da imagem que não possui muita definição. "Dezenas de milhares de imagens em alta denifição podem ser encontradas nos arquivos da Nasa. Em muitas delas, de alguma forma, existem partes em que a qualidade fica comprometida quando se amplia demais. Quanto mais 'zoom' se dá, mais 'borrada' se torna a foto. Assim, podem surgir 'estranhas estruturas'", explica o cientista.

Ou seja, como mostra o especialista, a baixa resuloção provocada pela ampliação excessiva de uma fotografia de Marte pode gerar o efeito conhecido como pareidolia, em que o cérebro busca formas conhecidas para imagens aleatórias. É como ver o rosto de Cristo numa mancha natural da madeira.

(com The Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade