Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa apresenta ao mundo o planeta mais 'estranho' já descoberto

Ele é todo constituído de lava e pedra e fica 'grudado' em sua estrela

postado em 01/04/2016 09:06 / atualizado em 01/04/2016 10:04

O planeta 55 Cancri, recém divulgado pela Nasa, fica tão perto de sua estrela, que durante a noite, a temperatura chega a 1093º C(foto: YouTube/Cambridge University/Reprodução)
O planeta 55 Cancri, recém divulgado pela Nasa, fica tão perto de sua estrela, que durante a noite, a temperatura chega a 1093º C (foto: YouTube/Cambridge University/Reprodução)
Até hoje, os astrônomos já catalogaram cerca de 2 mil planetas em nosso universo visível. Porém, nenhum deles se compara à recente descoberta da Nasa: o 55 Cancri. Esse planeta fica a "apenas" 40 anos-luz da Terra, tem o dobro do nosso tamanho e é oito vezes mais denso. Além disso, ele foi considerado o mais estranho até hoje, por ser feito inteiramente de rocha e lava, como se fosse tirado de um filme de ficção científica.

O 55 Cancri, além de ter uma aparência "bizarra", fica muito próximo de sua estrela (mais ou menos como a distância entre a Terra e a Lua), o que deixa sua superfície extremamente quente. Do lado escuro, ou seja, que está em oposição ao seu "Sol" e é sempre noite (não possui rotação), a temperatuda chega a incríveis 1093º C. "O lado que é dia, possivelmente, possui rios de lava e grandes psicinas de magma. Mas, achamos que o lado escuro deva ter correntes de lava solidificada, como as que existem no Havaí", diz Michael Gillon, da Universidade de Liège, na Bélgica, em comunicado enviado à imprensa.

Essa proximidade com a estrela faz com que o 55 Cancri tenha anos que duram apenas 18 horas. Segundo os cientistas, a distância muito curta também aumenta os efeitos dos chamados "ventos" solares no planeta, e um de seus efeitos seriam visíveis: jatos de poeira saem da superfície quente como o rastro de um cometa. Isso acontece porque não existe atmosfera, como na Terra, nem campo magnético, que servem de proteção.

As características nada usuais do novo astro descoberto pela Nasa já geraram brincadeiras nas redes sociais. Muitos internautas estão associando a aparência do 55 Cancri ao planeta Mustafar, que aparece no filme Star Wars III: A Vingança dos Sith. Quem não lembra da luta travada entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker em meio a lavas ferventes?

Assista, abaixo, a uma simulação de como deve ser o planeta:

(com The Huffington Post)