Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Soja pode ajudar no combate ao câncer de mama

Pesquisadores da USP conseguiram destruir células cancerosas usando extrato da planta


postado em 08/04/2016 17:07 / atualizado em 11/04/2016 13:28

Pesquisa da USP conseguiu destruir células cancerosas usando extrato de soja modificado em laboratório(foto: Pixabay)
Pesquisa da USP conseguiu destruir células cancerosas usando extrato de soja modificado em laboratório (foto: Pixabay)
A soja é um dos vegetais mais populares da agricultura brasileira, prova disso é que o país figura entre os maiores produtores do grão no mundo. A partir da soja, são produzidos vários alimentos que consumimos no dia a dia, como o óleo de cozinha e o molho shoyu, além de leite, sucos e outros produtos.

Além de ser uma das bases para a nossa a alimentação, a soja pode ser uma arma poderosa para combater o câncer de mama - doença que deve registrar quase 60 mil novos casos em 2016, no Brasil, de acordo com o Instituo Nacional de Câncer (Inca). A descoberta por um estudo desenvolvido na USP.

Para realizar a pesquisa, os cientistas utilizaram extrato de soja previamente modificado em laboratório, que foi aplicado em células de tumor de mama. Um dia depois, as células cancerosas começaram a morrer, de acordo com o relatório final do estudo, publicado na revista científica inglesa Nutrition and Cancer.

Os pesquisadores esclarecem que apenas o extrato de soja modificado foi capaz de matar as células do tumor de mama. Eles realizaram os mesmos testes com o produto sem modificação, e não obtiveram os mesmos resultados.

Os cientistas admitem não saber, por enquanto, qual é o componente do extrato de soja que foi capaz de destruir as células cancerosas. Porém, acreditam que as moléculas da substância interagem com hormônios presentes no tumor de mama, destruindo-o.

(com Agência USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade