Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Japoneses criam o elevador mais rápido do mundo

Equipamento instalado na Shanghai Tower chega a 70 km/h


postado em 10/05/2016 10:14 / atualizado em 10/05/2016 11:59

A Shanghai Tower, além de ser o maior arranha-céu da China, também possui o elevador mais rápido do mundo, produzido pela empresa japonesa Mitsubishi, chegando a 70 km/h(foto: Baycrest/Wikimedia/Reprodução)
A Shanghai Tower, além de ser o maior arranha-céu da China, também possui o elevador mais rápido do mundo, produzido pela empresa japonesa Mitsubishi, chegando a 70 km/h (foto: Baycrest/Wikimedia/Reprodução)
Inaugurada recentemente na cidade chinesa de Xangai, a Shanghai Tower é a torre mais alta da China, com 632 m de altura e 128 andares, e possui outro título expressivo: o de elevador mais rápido do mundo. Criado pela empresa japonesa Mitsubishi Electric's, o equipamento consegue subir do piso B2 (térreo) até o andar 119 em apenas 55 segundos.

Com a tecnologia de roldanas ativas, o elevador da Mitsubishi chega a uma velocidade impressionante de 70 km/h. Até então, o elevador mais rápido do mundo estava instalado na torre Taipei 101, na capital de Taiwan (ele chega a 65 km/h). Segundo a fabricante japonesa, o aparelho instalado na Shanghai Tower possui ainda um sistema avançado de resistência à vibração, que ajuda a eliminar quase totalmente a sensação de trepidação provocada pela alta velocidade. Essa tecnologia incrível permite que o aparelho funcione em edifícios ainda mais altos.

Os elevadores supervelozes da Mitsubishi suportam uma carga de até 2 toneladas ou o equivalente a 28 "passageiros". Como a velocidade de subida é muito alta, para evitar danos aos ouvidos das pessoas transportadas, o equipamento é transformado numa espécie de "cabine de avião", ou seja, o ambiente se torna pressurizado. Já durante a descida, que pode causar problemas ainda mais graves aos "passageiros", o elevador japonês tem sua velocidade máxima reduzida para "apenas" 40 km/h.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade