Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa anuncia maior descoberta de planetas já feita

Dos 1.284 novos planetas, 550 podem ser rochosos, tal qual a Terra


postado em 11/05/2016 13:43

A Nasa anunciou a descoberta de 1.284 novos planetas fora de nosso sistema solar(foto: Nasa/Divulgação)
A Nasa anunciou a descoberta de 1.284 novos planetas fora de nosso sistema solar (foto: Nasa/Divulgação)
A Nasa anunciou na terça, dia 10 de maio, a descoberta, feita pelo telescópio espacial Kepler, de 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar. Este foi o maior anúncio de avistamento de planetas até hoje. O número significa o dobro de corpos celestes já confirmados por este telescópio. Do total, cerca de 550 poderiam ser planetas rochosos como a Terra.

O telescópio espacial Kepler, que foi lançado em 2009, monitorou 150 mil estrelas em busca de sinais de corpos celestes em suas órbitas, particularmente aqueles que poderiam ser capazes de sustentar a vida. A descoberta atual da Nasa se baseia em dados colhidos pelo telescópio entre 2009 e 2013, enquanto ele monitorava um pequeno pedaço do universo, entre as constelações de Cisne e Lira.

O Kepler consegue capturar sinais discretos de possíveis planetas, por meio da observação do escurecimento da luz das estrelas, que é conhecido como trânsito: cada vez que um planeta passa orbitando diante dela, tampa parte da luz. Este fenômeno é similar à passagem de Mercúrio na frente do Sol.

"Desde a descoberta dos primeiros planetas fora do nosso sistema solar, há mais de duas décadas, os pesquisadores analisam individualmente cada 'planeta suspeito'", explica a Agência Espacial Norte-Americana, em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a Nasa, a nova descoberta inclui cerca de 550 corpos que poderiam ser planetas rochosos como a Terra, levando em conta o tamanho. Nove desses planetas orbitam a zona habitável de seus sistemas solares, ou seja, estão a uma distância que permite a existência de água em estado líquido. Esses nove exoplanetas potencialmente habitáveis se somam aos 21 outros já conhecidos por orbitarem zonas habitáveis de suas estrelas.

O primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto em 1995, por Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra, na Suíça. O exoplaneta orbitava ao redor da estrela Pégaso-51, a 50 anos-luz de distância da Terra. Segundo os pesquisadores, ele é composto por gases e tem metade do tamanho de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Uma volta completa do planeta ao redor da estrela dura apenas 4,2 dias, por causa de sua proximidade.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade