Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Corra que a Encontro Delas vem aí

A 13ª edição da corrida feminina está chegando. E, para fazer bonito na prova, confira as dicas de um especialista


postado em 07/06/2016 15:26

A ex-modelo Joana Leles já está preparando para participar da 13ª Encontro Delas, que será sua primeira corrida de rua(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
A ex-modelo Joana Leles já está preparando para participar da 13ª Encontro Delas, que será sua primeira corrida de rua (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Ela não desfila mais nas passarelas, mas se prepara para encarar outro tipo de percurso: os seis quilômetros da 13ª edição da corrida feminina Encontro Delas. A ex-modelo Joana Leles, de 30 anos, hoje trabalha como relações-públicas e treina para participar de sua primeira corrida de rua.

"Sempre fui muito sedentária, mas depois que entrei para a academia descobri que a corrida é a atividade que mais me satisfaz. Estou ansiosa", diz. Ciente de que pernas fortes e coração saudável fazem toda a diferença na hora de se exercitar, assim como a força dos pulmões, há dois anos corre regularmente, buscando aumentar a resistência física, melhorar o tempo alcançado e a distância percorrida.

"Se a capacidade respiratória for limitada, o cansaço aparece logo e o rendimento do atleta cai consideravelmente", explica Leonardo César Mendonça Rodrigues, triatleta e professor da Academia Runner.
Segundo Leonardo, para melhorar fôlego e desempenho, é preciso adotar algumas medidas preventivas.

O primeiro passo é melhorar a capacidade física, praticando atividades aeróbicas regularmente, a começar pela caminhada. Mas ele observa que um ritmo muito acelerado pode prejudicar, em vez de ajudar. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio que mantenha uma boa respiração e possibilite o bom funcionamento de todo o organismo.

Intercalar séries de corrida e caminhada favorece o condicionamento. Para potencializar o exercício, Leonardo indica manter a postura ereta, sempre olhando para o horizonte. A mandíbula deve estar relaxada e os ombros, soltos, sem tensão, na linha horizontal. Já para os braços, o recomendado é que sejam movimentados entre a cintura e a parte inferior do peito e cotovelos. As mãos devem estar semifechadas, e jamais situadas abaixo do quadril ou por cima do peito. Já as passadas, quanto mais silenciosas, melhor, de forma que os pés toquem o chão com suavidade, iniciando com a parte de fora do calcanhar e girando sobre o eixo longitudinal, até o apoio da planta inteira. "A má postura leva ao desperdício de energia e gera fadiga precoce, além de possíveis lesões", diz Leonardo.

Programação

Local: Praça da Lagoa Seca, Belvedere
Percurso: 6 km
Inscrições: até 9 de junho (ou até esgotarem as inscrições)
Site: www.encontrodelas.com.br

Dia 11/6 (sábado): retirada do Kit Atleta
Horário: 9h às 18h
Atividades: Day Care

Dia 12/6 (domingo): corrida
Concentração: a partir das 7h30
Largada: 9h

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade