Publicidade

Estado de Minas INOVAÇÃO

Empresa cria óculos que corrige daltonismo

Problema genético da 'troca de cor' afeta mais homens do que mulheres


postado em 13/07/2016 12:09

Apesar de parecer um óculos escuros normal, o EnChroma inova ao ser capaz de corrigir o daltonismo, problema genético ligado à distinção das cores e que afeta milhões de pessoas(foto: Enchroma.com/Reprodução)
Apesar de parecer um óculos escuros normal, o EnChroma inova ao ser capaz de corrigir o daltonismo, problema genético ligado à distinção das cores e que afeta milhões de pessoas (foto: Enchroma.com/Reprodução)
Você conhece uma pessoa daltônica? Esse problema genético, segundo o portal de notícias méticas AbcMed, acomete mais homens do que mulheres. No mundo, são cerca de 300 milhões de pessoas que sofrem com o daltonismo, que é caracterizado pela erro no reconhecimento e distinção de algumas cores, como o a diferença entre o verde e o vermelho. Daltônicos podem ter problemas para realizar muitas funções do dia a dia, mas, graças à empresa americana EnChroma, agora, é possível corrigir o problema graças a um óculos inovador.

Parecido com um óculos escuros normal – é vendido em duas versões, para ambientes internos e externos –, o EnChroma faz com que o daltônico passe a reconhecer todas as cores e suas variações. Uma pessoa normal enxerga 30 mil cores, enquanto quem sofre com o daltonismo reconhece apenas de 500 a 800. O custo do produto chega a cerca de R$ 1,5 mil e a empresa realiza envio para diversos países do mundo, incluindo o Brasil.
Vídeo divulgado no YouTube mostra as reações de daltônicos que usam o EnChroma e passam a reconhecer as cores verdadeiras pela primeira vez(foto: YouTube/Reprodução)
Vídeo divulgado no YouTube mostra as reações de daltônicos que usam o EnChroma e passam a reconhecer as cores verdadeiras pela primeira vez (foto: YouTube/Reprodução)

No vídeo promocional do óculos inovador, publicado no YouTube em março de 2016, é possível ver as reações emocionantes de pessoas daltônicas que, ao usar o acessório, passam a ver o mundo "de outra forma". Crianças e adultos ficam emocionados por poderem disntiguir a cor real de coisas simples, como uma camisa ou a capa de um smartphone. As imagens trazem ainda um adulto que nunca havia enxergado a verdadeira cor dos olhos da filha pequena e um senhor que se emociona em poder reconhecer uma paleta de cores.

Assista, abaixo, ao vídeo do óculos EnChroma (em inglês):

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade