Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Empresa inglesa cria sensor que traduz o som do burro

O zurrar típico da espécie se transforma em frases inteiras. Acredita?


postado em 29/07/2016 13:03

Uma invenção inglesa inusitada (destaque) transforma o zurro do burro em frases inteiras, que servem para demonstrar as
Uma invenção inglesa inusitada (destaque) transforma o zurro do burro em frases inteiras, que servem para demonstrar as "emoções" dos animais (foto: Reuters/YouTube/News From World/Reprodução)
Quem nunca ouviu o zurrar de um burro? O "hi-ho hi-ho" clássico desse animal é conhecido principalmente na região nordeste do Brasil, onde o asno serve como "ferramenta" de transporte e apoio na agricultura. Mas, você sabe o que o burro quer dizer quando zurra? Um criador inglês, que trabalha há 20 anos com a espécie, juntamente com uma empresa privada, criou um sensor eletrônico para "traduzir" o zurro dessa simpática espécie animal.

Mark Ineson é dono de um rancho chamado Real Donkeys, em Dewsbury, no condado de West Yorkshire, na Inglaterra, e, atualmente, cria 17 animais. Ineson considera os burros emotivos e, além de transmitirem sentimentos pelas "expressões faciais", também o fazem por meio da vocalização. "Nós trabalhamos muito perto deles, principalmente no dia a dia do rancho. Com isso, aprendemos suas manias, emoções, basicamente, o que eles estão pensando", diz o criador inglês, em entrevista à agência de notícias alemã Reuters.

Em parceria com a empresa inglesa de entretenimento Merlin Events, Mark Ineson criou um mecanismo, usado como uma espécie de gargantilha nos animais, que é capaz de transformar o zurro do burro em frases inteiras em inglês. Apesar de parecer uma invenção futurista, a intenção dos ingleses, na verdade, não é científica, e sim, mostrar às crianças que visitam o rancho, e que conhecem e montam os asnos, que esta espécie é capaz de externar emoção – mesmo que a frase "dita" pelo animal não seja realmente o que ele está "pensando".

O invento já foi colocado em prática em Londres, no final de julho, em evento gratuito no Jubilee Garden, jardim que fica próximo à famosa roda-gigante London Eye.

(com The Huffington Post)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade