Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Veja uma ilusão de ótica que dá um 'nó' no cérebro

Brincando com a perspectiva, a ilusão ficou em segundo lugar entre as melhores de um concurso realizado em 2016


postado em 04/07/2016 13:33

A ilusão de ótica criada pelo matemático japonês Kokichi Sugihara conquistou o segundo lugar num concurso americano em 2016(foto: YouTube/Illusion Of The Year/Reprodução)
A ilusão de ótica criada pelo matemático japonês Kokichi Sugihara conquistou o segundo lugar num concurso americano em 2016 (foto: YouTube/Illusion Of The Year/Reprodução)
Impossível não ser confrontado por uma ilusão de ótica no dia a dia. O simples ato de ler esta matéria na tela do computador, em si, já é uma ilusão, que envolve luz e cor. Porém, o matemático japonês Kokichi Sugihara conseguiu um efeito impressionante no vídeo que fez para concorrer à Melhor Ilusão do Ano de 2016. Ele transformou cilindros em cubos, cubos em pirâmides e vice-versa.

Assista, abaixo, ao vídeo da ilusão, que promete dar um "nó" em seu cérebro:


Intitulado Ambiguous Cylinder Illusion (Ilusão do Cilindo Ambíguo), o "truque", na verdade, usa a perspectiva do ângulo de visão da câmera e do espelho para provocar a "mudança" curiosa no formato do objeto. Segundo o matemático japonês, a ilusão é criada pelo nosso próprio cérebro, que tenta sempre "enxergar" formas geométricas nas coisas e, assim, deixa passar os pequenos desníveis e as singelas mudanças nas formas. O trabalho de Sugihara conquistou a segunda posição em 2016.

O concurso Melhor Ilusão do Ano (Best Illusion of The Year) é uma iniciativa da ONG americana Neural Correlate Society (Sociedade de Correlatos Neurais), que promove estudos científicos de correlatos neurais vinculados à percepção e à cognição. Segundo a organização informa em seu site oficial, a ideia é aperfeiçoar as pesquisas sobre os processos cerebrais envolvidos com a visão para ajudar a Medicina.

A seguir, listamos o primeiro e o terceiro colocados entre as melhores ilusões de 2016 (vídeos em inglês):

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade