Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Ilusão de ótica faz sucesso no Twitter

Desta vez, internautas enxergam movimento em imagem estática


postado em 24/10/2018 13:40 / atualizado em 24/10/2018 13:44

Apesar de parecer um GIF, essa imagem é estática e diz respeito a mais uma ilusão de ótica que faz sucesso na internet(foto: Twitter/AliceProverbio/Reprodução)
Apesar de parecer um GIF, essa imagem é estática e diz respeito a mais uma ilusão de ótica que faz sucesso na internet (foto: Twitter/AliceProverbio/Reprodução)

De tempos em tempos surgem alguns "enigmas" visuais que geram polêmica na internet. Um dos mais famosos foi a imagem de um vestido azul e preto, que era visto por muitos internautas como dourado e branco em 2015, em virtude do efeito de luz registrado na foto. Agora, uma publicação feita no Twitter está deixando intrigados muitos usuários da rede social de 280 caracteres: o fundo amarelo com hexágonos roxos está se movendo?

O post em questão foi criado por Alice Proverbio, professora de Neurociência da Universidade de Milão, na Itália, no dia 12 de outubro e já está com mais de 18 mil curtidas e 7,8 mil compartilhamentos. A maioria dos internautas está em dúvida se a especialista compartilhou um vídeo ou um GIF (Graphics Interchange Format, que permite animação de imagens estáticas), já que é possível perceber um "movimento" na imagem.

Para acabar com as dúvidas dos usuários do Twitter, Alice fez questão de explicar a ilusão de ótica gerada pelas formas geométricas do curioso post. "V5 [ou MT] é a área do córtex cerebral dedicada ao processamento de movimento, enquanto a V4 é direcionada ao processamento de cor e forma [como o hexágono]. Os neurônios V4 ficam tão saturados que o repouso dos neurônios MT é interpretado como um sinal sensorial real", explica a professora em resposta a um internauta que não entendeu o efeito compartilhado pela neurocientista.

Em outras palavras, a quantidade de hexágonos coloridos presentes na figura, em meio à esfera e à sensação de profundidade causada pela estrutura central, acabam "sobrecarregando" a área do cérebro responsável pelas formas geométricas que, por sua vez, induz a uma falsa ativação da região que "enxerga" o movimento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade