A última Olimpíada será realizada em 2084?

Estudo mostra que mudanças climáticas poderão afetar drasticamente os Jogos Olímpicos

por Encontro Digital 16/08/2016 16:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Washington Alves/Exemplus/COB/Divulgação
(foto: Washington Alves/Exemplus/COB/Divulgação)
No final do século XXI, a maioria das cidades do mundo não será capaz de sediar os Jogos Olímpicos devido às mudanças climáticas, revela uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica The Lancet, no dia 11 de agosto.

Os pesquisadores preveem que daqui a 70 anos, apenas um pequeno número de cidades no hemisfério norte poderá organizar uma Olimpíada no ano de 2084. Nas restantes, a temperatura e as condições climáticas não vão corresponder às normas necessárias para realização do evento.

A pesquisa analisou apenas as cidades com população superior a 600 mil habitantes. De acordo com as exigências atuais do Comitê Olímpico Internacional (COI), somente cidades com uma população acima desse patamar são capazes de sediar jogos de tal dimensão. Além disso, os municípios localizados a uma altitude superior a 1,5 km do nível do mar também são excluídos da lista por não terem oxigênio suficiente e pressão atmosférica aceitável.

"A mudança climática pode impedir as Olimpíadas de continuarem. E não é por causa apenas do aumento do nível da água do mar", diz Kirk Smith, co-autor do estudo e professor de Saúde Ambiental Global, em entrevista para matéria publicada no site da Universidade da Califórnia.

Segundo a pesquisa, nenhuma cidade da América Latina e da África será capaz de sediar os Jogos Olímpicos, pois não cumprirão todos os requisitos necessários. Somente três localidades da América do Norte (Calgary e Vancouver, no Canadá, e São Francisco, nos EUA) e cerca de 30 na Europa terão condições climáticas adequadas para realização do maior evento esportivo do mundo. Istambul, Madri, Roma, Paris e Budapeste, que foram candidatas aos jogos de 2020, estariam fora da lista do COI, por exemplo.

Porém, a lista das cidades pode ser ampliada caso algumas modalidades esportivas passem a ser realizadas em espaços fechados.

(com Agência Sputnik)

Últimas notícias

Comentários