Publicidade

Estado de Minas TV

Comercial da Sadia com o presunto 'Luis Augusto' gera polêmica

Além de ganhar críticas nas redes sociais pelo uso do nome, empresa terá sua propaganda avaliada pelo Conar


postado em 03/08/2016 08:23

A Sadia usou o nome 'Luis Augusto' para nomear um presunto de baixa qualidade em seu comercial, e acabou gerando polêmica na internet. Queixas levaram o Conar a avaliar a propaganda(foto: YouTube/sadiabrasil/Reprodução)
A Sadia usou o nome 'Luis Augusto' para nomear um presunto de baixa qualidade em seu comercial, e acabou gerando polêmica na internet. Queixas levaram o Conar a avaliar a propaganda (foto: YouTube/sadiabrasil/Reprodução)
A Sadia abusou do senso de humor e acabou se metendo em uma polêmica ao brincar com o nome Luis Augusto em um comercial. A propaganda provocou até a abertura de um processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). De acordo com o órgão fiscalizador, foram recebidas mais de 130 reclamações de consumidores, a maioria de pessoas que se chamam Luis Augusto ou de pais de "Luizes Augustos", que se sentiram ofendidos.

Conforme as queixas feitas ao Conar, o comercial é ofensivo e estimula o bullying ao associar o nome Luis Augusto a um produto de baixa qualidade e de grande rejeição. Na campanha publicitária, lançada no dia 15 de julho, um cliente pede presunto Sadia e o vendedor chama a atenção do comprador para que ele fale baixo e não ofenda o concorrente nomeado de "Luis Augusto", que está na loja há um tempo e sempre é deixado de lado.

O processo foi aberto no dia 19 de julho, segunda a assessoria de imprensa do Conar, mas a previsão é que o comercial seja julgado apenas em setembro. Até lá, as propagandas poderão continuar sendo veiculadas normalmente.

A brincadeira dividiu opiniões nas redes sociais. A internauta Thatu Nunes considera exagerada a reclamação e escreveu no Twitter: "Antes de namorar um Luiz [sic] Augusto, confira se ele processou a Sadia. Se a resposta for sim, saia correndo". Já a usuária da mesma rede social, Norma Mencalha, repudiou a propaganda: "Eu demitiria todos da equipe de publicidade que criou a propaganda do Luiz [sic] Augusto. Do início ao fim sem criatividade e sem graça".

Em resposta padrão aos descontentes, a Sadia postou em sua página no Facebook que o nome é só uma escolha criativa pra acompanhar o bom humor da Sadia em suas campanhas. "O único 'Luis Augusto' que nos referimos é o presunto, os outros são tops", diz a empresa.

Confira, abaixo, um comercial com o famigerado presunto "Luis Augusto":

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade