Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA

Pesquisadores começam a escavar área que guarda o 'trem de ouro' nazista na Polônia

A confirmação ou não do suposto tesouro da época de Hitler deve ser anunciada ainda nesta semana


postado em 16/08/2016 13:48

O km 65 da ferrovia que liga as cidades de Wroclaw e Walbrzych, na Polônia, pode esconder um trem carregado de ouro, joias e armamento(foto: Wikimedia/RafalSs/Reprodução)
O km 65 da ferrovia que liga as cidades de Wroclaw e Walbrzych, na Polônia, pode esconder um trem carregado de ouro, joias e armamento (foto: Wikimedia/RafalSs/Reprodução)
Há mais de 40 anos o boato da existência de um suposto trem carregado de ouro, joias e armas, da época da Segunda Guerra Mundial, vem gerando curiosidade nos moradores da Polônia. O "tesouro" teria pertencido ao regime nazista de Adolf Hitler e deixado dentro de um túnel ferroviário quando os alemães foram derrotados no conflito. Apesar de não existir nada que confirme essa teoria, dois historiadores poloneses, Piotr Koper e Andreas Richter, alegam ter encontrado o local onde estaria escondido o "trem de outro" do nazismo alemão – eles realizaram até análises do solo.

Segundo os dois pesquisadores, o "tesouro" estaria escondido no terreno que fica ao lado do km 65 da ferrovia, entre as cidades de Wroclaw e Walbrzych, na região chamada de Baixa Silésia, na Polônia. Contando com o financiamento de uma empresa, os historiadores começam as escavações nesta terça, dia 16 de agosto. Eles acreditam que em dois dias será possível ter uma resposta se o suposto local guarda ou não o chamado "trem de ouro", que teria existido há mais de 70 anos.

"O trem não é uma agulha no palheiro. Se estiver lá, vamos achá-lo. Se encontrarmos um túnel, também será um sucesso. Pode ser que o trem esteja escondido dentro do túnel", diz Andrzej Gaik, porta-voz da equipe de pesquisadores, em entrevista à agência de notícias alemã Deutsche Welle.

De acordo com o boato polonês, ao mesmo tempo em que os alemães retiravam os judeus de suas casas para enviar para os campos de concentração, guardavam o ouro "apreendido", para que fosse transformado em barra e utilizado no financiamento da máquina de guerra nazista. O suposto trem que estava carregado com ouro, joia e até armamentos, se encontrava na Polônia na época em que os russos já estavam vencendo o exército de Hitler no front da Europa Oriental. A aproximação da frota "vermelha" teria sido o motivo para a suposta ocultação do "tesouro" na cidade de Walbrzych.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade