Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Suplemento de colágeno melhora firmeza e elasticidade da pele, diz estudo

Ingestão de hidrolisado pode servir de complemento para tratamento de pele com cosméticos à base de colágeno


postado em 11/08/2016 10:42

O suplemento hidrolisado à base de colágeno é um ótimo complemento para o tratamento da pele, especialmente para mulheres acima de 45 anos, diz estudo da USP(foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
O suplemento hidrolisado à base de colágeno é um ótimo complemento para o tratamento da pele, especialmente para mulheres acima de 45 anos, diz estudo da USP (foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
O uso do suplemento alimentar hidrolisado de colágeno melhora a firmeza e a elasticidade da parte mais profunda da pele, reduzindo a flacidez. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, que avaliou os efeitos do hidrolisado em mulheres com idades entre 45 e 60 anos. Após 90 dias de uso, os testes demonstraram uma melhora progressiva mas condições da pele, indicando que o hidrolisado pode complementar o tratamento com cosméticos à base de colágeno.

O hidrolisado é um pó que é vendido em sachês para ser tomado com água. "O produto é registrado como alimento funcional na Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], o que permitiu a realização dos testes. As amostras utilizadas no estudo foram cedidas por um fabricante do produto, vendido como suplemento alimentar", diz a pesquisadora Patrícia Maia Campos, responsável pelo estudo da USP.

Participaram dos testes 60 voluntárias, em um tipo de estudo denominado "duplo cego placebo controle". "As voluntárias não eram informadas se estavam ingerindo o hidrolisado de colágeno ou o placebo, que é uma substância sem efeito nenhum. Depois de 90 dias, quem tivesse tomado o placebo era convidado a tomar o hidrolisado por mais 90 dias", relata a professora. As mulheres participantes tinham entre 45 e 60 anos de idade, e não podiam estar tomando medicamento ou fazendo reposição hormonal. "Esta fase da vida, conhecida como pele madura, é a que há mais reclamações sobre rugas, flacidez e manchas", lembra a pesquisadora.

Ação progressiva

Cada voluntária tomou 10 mg de hidrolisado (com colágeno de origem bovina) por dia, durante 90 dias. A cada 45 dias eram feitos dois tipos de exames. "Um deles, o ultrassom da derme, que é a camada mais profunda da pele, para medição da ecogenicidade, que indica a densidade e a firmeza da pele. O outro teste é o do 'cutometer', que mede a propriedade elástica da pele", explica a cientista.

O exame de ultrassom demonstrou que o hidrolisado agiu de forma progressiva na camada mais profunda da pele, tornando-a mais firme e diminuindo a flacidez. "O efeito foi conseguido com o uso oral. No caso de cosméticos com colágeno, que são de uso tópico, aplicados na pele, essa ação, além de superficial, é menos duradoura", destaca Patrícia Campos.

O "cutometer" também indicou uma melhoria da elasticidade e da hidratação da pele. "Neste caso, o resultado foi similar ao verificado com o uso tópico em outros estudos, demonstrando que os dois tratamentos se complementam", completa a professora.

(com Agência USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade