Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Suplemento de colágeno ajuda atletas e praticantes de esportes

Nutriente é essencial para ossos, músculos e para a pele


postado em 24/10/2018 10:45 / atualizado em 24/10/2018 10:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Segundo o nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, praticantes de esportes e atletas a partir dos 25 anos de idade devem fazer suplementação de colágeno. O especialista lembra que a produção dessa proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos, além da perda da firmeza da pele.

"O colágeno é uma proteína essencial do corpo humano e principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam do colágeno para firmeza e sustentação. Por isso, nos últimos anos, o uso de suplementos de colágeno é cada vez mais indicado por médicos e nutricionistas", comenta o especialista.

De acordo com o nutricionista, para uma melhor absorção da proteína, o ideal é consumir o colágeno na forma hidrolisada. "Trata-se do suplemento mais recomendado, pois traz em sua composição dois aminoácidos essenciais: a prolina e a glicina, que atuam na estabilidade e na regeneração das cartilagens. Além disso, o processo de agrupamento e hidrólise melhoram a biodisponibilidade deste tipo de colágeno, ou seja, ajudam o organismo a absorver melhor o suplemento", afirma Diogo Círico.

O uso desse tipo de suplementação pode ser bastante benéfico para pessoas que praticam esportes, amadores e profissionais, cujas atividades aumentam ainda mais o desgaste articular. "Corridas e outros esportes de impacto, como vôlei, basquete e pular corda, por exemplo, exigem bastante dos joelhos. Para esse público é indicado usar o suplemento", diz o especialista.

O nutricionista explica que não existe recomendação de consumo na literatura científica, mas o consenso é de que a suplementação de 8 g por dia de colágeno hidrolisado aument a concentração de glicina e prolina no plasma, que ajudam a prevenir a osteoporose e osteoartrite. "Além disso, doses equivalentes a 12 g por dia promovem melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose", comenta Diogo.

Apesar da ampla disponibilidade de suplementos, o ideal é inserir na dieta alimentos ricos em colágeno. "As principais fontes de colágeno são as proteínas animais. Para manter a forma, a escolha sempre deve ser por carnes magras e ovos. Uma dica do profissional é associar o suplemento com uma dieta rica em vitaminas C, E, do complexo B, zinco, ferro, devido à participação destes nutrientes na síntese de colágeno endógeno. Tenha uma dieta realmente adequada ou invista nos suplementos multivitamínicos", afirma o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade