Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Confira 10 músicas que ajudam a diminuir a ansiedade

A lista foi criada por uma organização inglesa. Até Adele está incluída


postado em 10/11/2016 18:11

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Como diria o pensador Friedrich Nietzsche, "sem a música, a vida seria um erro". Não é difícil encontrar pessoas que aproveitam qualquer tempo livre para curtir um bom som. Além de animar ou servir de "companhia" para um momento triste, a música também pode ser "medicinal". Segundo um estudo realizado pela MindLab, organização inglesa que trabalha no desenvolvimento de tecnologias educacionais e no aprimoramento de habilidades, por meio da neurociência foi possível criar uma playlist capaz de "combater" a ansiedade.

Para chegar à lista das 10 músicas mais "ansiolíticas", os profissionais da MindLab fizeram com que grupos de voluntários realizassem alguns exercícios de lógica o mais rápido possível ouvindo determinadas canções. As tarefas foram pensadas para gerarem certos níveis de estresse. Sensores ligados ao cérebro das "cobaias humanas" mediam o nível de ansiedade dos voluntários e como as músicas afetavam essa condição. Além disso, foram medidos os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e o rítmo respiratório.

De acordo com a MindLab, a música que melhor poderia "substituir" um diazepam é a Weightless, do trio inglês Marconi Union, formado pelos instrumentistas Richard Talbot, Jamie Crossley e Duncan Meadows. Vale dizer que essa canção de estilo "ambiente" foi criada em parceria com a Academia Britânica de Terapia Sonora, que fica na cidade de Chichester.

Pelo estudo da organização inglesa, a música Weightless (leveza, em tradução livre) seria capaz de reduzir o nível de ansiedade em até 65%. Acredita?

Aqui estão as 10 músicas com maior ação "ansiolítica", segundo a MindLab: Weighless (Marconi Union), Electra (Airstream), Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah), Watermark (Enya), Strawberry Swing (Coldplay), Please Don’t Go (Barcelona), Pure Shores (All Saints), Someone Like You (Adele), Canzonetta Sull'aria (Mozart) e We Can Fly (Café Del Mar).

Ouça a canção Weighless:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade