Estado de Minas BEM-ESTAR

Música lenta atua como relaxante muscular, diz estudo

'Terapia musical' é excelente após os treinos

postado em 28/11/2018 08:58 / atualizado em 28/11/2018 09:19

(foto: Pixabay)

Se você pratica alguma atividade física deve saber que a recuperação do corpo após os exercícios pode ser bem complicada. Muitas vezes os músculos e as articulações ficam enrijecidas e doloridas, prejudicando até mesmo o desempenho no próximo treino. Por isso, algumas pessoas acabam recorrendo aos analgésicos, relaxantes musculares e pomadas para amenizar o desconforto. Mas, segundo uma nova pesquisa científica, a solução para esse problema pode ser bem mais natural e fácil do que a utilização de medicamentos.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Brunel, em Londres, na Inglaterra, ouvir músicas lentas, especialmente as utilizadas em sessões de hipnose, pode ser uma boa pedida para a recuperação no pós treino. A informação foi divulgada pelo portal filipino de notícias Inquirer.

Metodologia

Para chegar a essa conclusão, os cientistas observaram o comportamento de 42 pessoas (21 mulheres e 21 homens) que participaram voluntariamente da pesquisa. Eles deviam pedalar durante determinado tempo em bicicletas ergométricas, todos com a mesma velocidade e com um peso adicional de 300 g nos pedais.

Em seguida, os voluntários deviam se sentar e usar fones de ouvido com um reprodutor eletrônico de música. Entre os estilos musicais escolhidos pelos pesquisadores havia pop, trilhas sonoras de filmes e músicas relaxantes utilizadas em sessões de hipnose.

Após a sessão de treinos e de relaxamento com a música, o estudo avaliou os níveis de cortisol (hormônio do estresse) dos participantes, utilizando amostras de saliva. A pressão arterial e o estado emocional deles também foi observado. Tudo isso em intervalos de 10, 20 e 30 minutos.

Resultados

Segundo o portal Inquirer, depois de compilar e analisar os dados, os cientistas britânicos concluíram que os voluntários que ouviram músicas relaxantes tinham níveis mais baixos de cortisol na saliva em comparação com os que ouviram outros estilos. Ou seja, eles estavam mais descansados do que os demais participantes.

Os pesquisadores da Universidade de Brunel também observaram que a recuperação emocional das mulheres foi mais rápida do que a dos homens.

Outra conclusão importante é que os voluntários que ouviram as músicas tradicionalmente usadas na hipnose também tinham recordações mais positivas dos exercícios em comparação com os outros participantes.

Em entrevista ao Inquirer, o cientista Costas Karageorghis, um dos autores do estudo, comentou a importância dos resultados: "As conclusões mostram que a música pode, de fato, interferir no humor e ajudar a reduzir as dores após a prática de atividades físicas. Agora, precisamos de mais estudos para avançar e desenvolver músicas que atuam especificamente nesse tipo de recuperação física".

A pesquisa foi publicada na revista científica online Medicine & Science in Sports & Exercise.