Já ouviu falar em asfalto que 'toca' música?

Pois é, em alguns países quando se passa sobre a pista em determinada velocidade, é possível escutar uma melodia

por Vinícius Andrade 25/11/2016 13:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Louis Bledsoe/Reprodução
O "asfalto musical" funciona por meio de ranhuras na pista: ao se passar com o veículo sobre elas a 45km/h, a vibração do carro produz as notas que formam melodia (foto: YouTube/Louis Bledsoe/Reprodução)
Uma viagem de carro pede uma boa playlist. E se ao invés de ouvir o som do rádio, CD ou MP3, a música surgisse da própria estrada? Pode parecer loucura, mas esse é um projeto criado na Dinamarca, em 1995, mais tarde aprimorado pelos japoneses, mas que ganhou visibilidade após ser apresentado numa campanha publicitária americana.

As chamadas estradas musicais são ranhuras colocadas nas vias para forçar o motorista a reduzir a velocidade. Quando o pneu do carro entra em contato com essas pequenas saliências no asfalto, o veículo vibra e acaba gerando notas musicais. Se o condutor mantiver a velocidade recomendada, ele será capaz de ouvir a música "impressa" na pista, ao passar por determinado trecho.

Segundo os dinamarqueses responsáveis pela curiosa façanha, a ideia é estimular os motoristas a dirigirem dentro da velocidade indicada de uma forma divertida. Quem passa pelas ranhuras acima da velocidade permitida escuta a música distorcida, enquanto quem passa numa velocidade muito inferior escuta uma melodia arrastada.

Curiosamente, a primeira "estrada musical" criada nos Estados Unidos foi produzida pela Honda, no estado da Califórnia. Os motoristas são surpreendidos pela música tema de As Aventuras de Zorro – O Cavaleiro Solitário. A montadora japonesa fez isso como parte da campanha publicitária de lançamento do Honda Civic 2008. Na propaganda, a Honda dizia que a canção "combinava com o carro a 88 km/h".

Geralmente, as melodias nas estradas têm duração de 30 segundos e são indicadas por notas musicais pintadas no asfalto. Segundo os criadores do "asfalto musical", a velocidade adequada para se aproveitar a melodia é de 45 km/h. Estradas com esse tipo de atração são encontradas nos EUA, no Japão, na Coreia do Sul e, claro, na Dinamarca.

Abaixo selecionamos um vídeo com um exemplo do asfalto que "toca música". Neste caso, o motorista estava na famosa Route 66, nos Estados Unidos, e a canção que se ouve é intitulada America the Beautiful:

Últimas notícias

Comentários