Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Pesquisador 'descobre' um novo órgão no corpo humano

O mesentério faz parte do sistema digestivo e, até hoje, não era considerado um órgão à parte


postado em 23/12/2016 09:36

Pesquisador da Irlanda quer que a Medicina passe a classificar o mesentério, que faz parte do sistema digestivo, como um órgão independente(foto: Pixabay)
Pesquisador da Irlanda quer que a Medicina passe a classificar o mesentério, que faz parte do sistema digestivo, como um órgão independente (foto: Pixabay)
Com certeza, você já ouviu falar em sistema digestivo, mas, agora, ele pode "ganhar" um órgão a mais. Isso graças a um estudo feito por Calvin Coffey, professor de cirurgia da Universidade de Limerick, na Irlanda. Ele propôs classificar o mesentério como um órgão separado, segundo notícia publicada no site científico Medical Xpress.

O mesentério liga o intestino à cavidade abdominal e, até hoje, tem sido considerado como uma estrutura fragmentada, composta por várias partes. No entanto, em seu estudo, Coffey descreve o mesentério como um órgão único.

Os argumentos do professor para a necessidade de classificar o mesentério como um órgão independente foram apresentados na revista médica Lancet Gastroenterology & Hepatology. Segundo ele, uma melhor compreensão da estrutura e função desse "novo" órgão deve ajudar no trabalho dos médicos e até reduzir o número de complicações, contribuindo para a recuperação mais rápida dos pacientes.

"Ele é universalmente relevante porque afeta a todos nós. Até agora, não havia uma área de estudo dedicada ao mesentério. Estabelecemos sua anatomia e estrutura. O próximo passo é sua função. Se entendermos a função, poderemos identificar a diferença entre seu funcionamento anormal e o ocasionado por uma doença. Colocado tudo junto, nós temos a ciência mesentérica. É a base de uma nova área da ciência", explica Calvin Coffey ao Medical Xpress.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade