Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Especialista dá dicas para acelerar o metabolismo no Verão e ficar em boa forma

Alimentação, exercícios e noites bem dormidas são essenciais para quem quer emagrecer e ter uma saúde em dia


postado em 19/01/2017 13:59 / atualizado em 19/01/2017 14:07

Nutricionista dá cinco dicas para aumentar o metabolismo e ajudar quem quer perder peso no verão e ficar com o corpo em forma(foto: Pixabay)
Nutricionista dá cinco dicas para aumentar o metabolismo e ajudar quem quer perder peso no verão e ficar com o corpo em forma (foto: Pixabay)
O Verão está em pleno vapor e o Carnaval já vem por aí. Agora, é o momento em que as pessoas passam a se procupar ainda mais com a saúde e a boa forma. Por isso, muitas começam a buscar diferentes dietas e, até mesmo, medidas mais radicais para perder peso em pouco tempo. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, já que a saúde vem em primeiro lugar e nenhum exagero faz bem.

Quem dá dicas para aqueles que querem melhorar a saúde e deixar o corpo em forma é p nutricionista Diogo Círico, da Growth Supplements. Ele listou as principais medidas para acelerar o metabolismo durante o Verão e otimizar a perda de gordura.

Termogênicos

Pode parecer milagre e até mesmo mentira, mas alguns alimentos podem ajudar a emagrecer. É o caso dos termogênicos, que aceleram o metabolismo e estimulam o organismo a produzir mais calor do que o habitual. O aumento da demanda de energia ajuda a promover um déficit no balanço energético, causando redução de gordura.

Segundo Diogo, "quando combinamos os termogênicos com uma dieta adequada e uma rotina de exercícios físicos, os resultados conseguem ser rápidos e significativos". Aposte em ingredientes como canela, cafeína, guaraná em pó, pimenta, óleo de coco, chá verde e gengibre.

Integrais

Os alimentos integrais, especialmente os grãos, por si só, não conseguem acelerar nosso metabolismo e nem possuem menos calorias. O diferencial é a presença das fibras, que proporcionam a sensação de saciedade, por demandarem um tempo de digestão maior. Ao consumir alimentos integrais, você favorece também a queima de gorduras e ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Opte pela substituição de alguns produtos feitos com farinha branca, como pães e macarrão, pela integral. Abuse também de barras de cereais e oleaginosas.

Musculação

Outro fator importante para acelerar o metabolismo são os exercícios físicos. Segundo o nutricionista Diogo Círico, uma rotina de atividades regulares garante que nosso metabolismo funcione melhor e que os resultados apareçam. "Diga adeus à preguiça e inclua os exercícios aeróbicos na programação", aconselha o especialista. O que deve ser evitado é aumentar a intensidade ou o tempo do treino de forma abrupta, já que isso pode prejudicar o corpo.

Sono

Pode nçao parecer, mas a qualidade do sono influencia diretamente no metabolismo. Uma noite mal dormida implica em cansaço no dia seguinte. Além de preguiça e sonolência, nosso corpo libera hormônios que desaceleram o metabolismo, em vez de acelerá-lo. As próprias reações do organismo ocorrem de forma mais lenta e, com isso, você não renderá da mesma forma. "O descanso, assim como a dieta e o treino, é um dos pilares da boa forma. Por isso, é preciso dar a devida atenção às horas de sono", explica o nutricionista.

Alimentação regrada

Ficar horas sem comer é uma atitude que impacta negativamente nosso organismo. A alimentação é o combustível para executarmos nossas atividades e, por isso, é ter cuidado na hora de selecionar os ingredientes e a programação da refeição ao longo do dia. Consulte sempre um nutricionista para ter o melhor aconselhamento sobre o que deve ser incluído, os horários e a quantidade das porções.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade