Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Q10 ajuda na manutenção do metabolismo

Coenzima participa da produção de energia nas células


postado em 09/01/2019 09:37 / atualizado em 09/01/2019 09:41

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Uma das formas de evitar os danos causados em nosso organismo pelo envelhecimento é por meio da alimentação. Existem inúmeros nutrientes disponíveis na natureza que possuem ação revitalizante e antioxidante. Mas, além dos alimentos, alguns suplementos também prometem ação anti-idade. É o caso da coenzima Q10 (benzoquinona), que participa ativamente da produção de energia nas células.

"Caracterizada como uma molécula produzida de forma endógena no organismo, a coenzima Q10 desempenha um papel fundamental no metabolismo energético e na proteção antioxidante das células. Ela está presente em todas as células, especialmente naquelas que precisam de um fornecimento superior e gradual de energia, como as musculares, em especial do coração e músculo esquelético. Os níveis reduzidos de coenzima Q10 estão associados à promoção de fadiga, redução de força muscular e envelhecimento", esclarece a nutricionista Karla Maciel, consultora da Naiak.


A especialista lembra que a substância apresenta diversos benefícios à saúde, devido à sua participação em funções celulares importantes para o metabolismo do organismo. "A coenzima Q10 participa da produção de ATP (trifosfato de adenosina) através da etapa de fosforilação oxidativa no metabolismo energético celular. Atua, também, como antioxidante, principalmente por meio da neutralização de espécies reativas de oxigênio e radicais livres, além atuar como estabilizadora de membranas", afirma a nutricionista.

Portanto, a benzoquinona é um aliado na luta contra o envelhecimento celular e a fadiga resultante do esforço físico. "Um estudo na literatura avaliou os efeitos da suplementação de coenzima Q10 em pessoas que praticavam exercícios físicos com alta intensidade e acima do limite de carga. Os autores concluíram que a suplementação de 200 mg por dia pode contribuir com a minimização deste estresse induzido por exercícios, além de melhorar a recuperação da musculatura pós-treino", diz Karla Maciel.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade