
Quando o americano Richard Christianson publicou a famigerada foto em sua conta no Facebook, na terça, dia 4 de janeiro, não podia imaginar a repercussão que ela teria. "O que 'diabos' vocês veem nessa foto?", diz o morador do estado do Arizona no texto que acompanha a imagem. Ela foi compartilhada mais de 100 mil vezes e os usuários da rede social de Mark Zuckerberg não pouparam comentários sobre o "misterioso ser alado" que supostamente existe na fotografia – aliás, ela está com uma qualidade terrível.
"Se fosse claro, diríamos que era um anjo. Mas, como está escuro, pensamos em demônio. A imagem está embaçada. Mas, continua sendo algo muito assutador", diz a internauta Stephanie A. Donohue. "Vejam que temos câmeras capazes de fotografar com clareza, mas toda vez que aparece um demônio, anjo, fantasma ou qualquer coisa paranormal, a imagem está sempre granulada e borrada. Não compro essa ideia", critica Brian Shirts, no Facebook. "Definitivamente é um extraterrestre fantasiado de demônio", brinca Nick Lashley.
Porém, alguns internautas deram uma boa explicação para o "vulto" presente na polêmica imagem. "Eu vejo uma palmeira, embaçada, no canto esquerdo da figura. Então, garanto que é outra palmeira, porque parece com as demais que formam o canteiro central da rua", comenta a usuária Kristin Murray. "Eu vejo uma granulada e péssima foto de uma árvore", diz John Guggenheim. "Bem, minha pergunta é: 'Quando finalmente ficou de dia, a 'árvore' continou lá?", questiona Rick Tirey.
Por enquanto, nenhum especialista analisou a fotografia do americano Richard Christianson – a publicação original também já foi retirada da internet. Mas, como os próprios internautas perceberam, pode ser mais um caso de pareidolia, que ganhou força devido à baixa qualidade da imagem. O que você acha?