Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Será que um homem pulou de um prédio para provar que a 'Terra é plana'?

Imagem está circulando no Facebook e vem causando muita polêmica


postado em 16/01/2017 18:11

Essa imagem está sendo associada à suposta notícia que diz que um membro de um grupo do Facebook teria pulado de um prédio para provar que a
Essa imagem está sendo associada à suposta notícia que diz que um membro de um grupo do Facebook teria pulado de um prédio para provar que a "Terra é plana" (foto: Facebook/Reprodução)
No início de janeiro deste ano, uma "notícia" circulou pelo Facebook e deixou muita gente intrigada. Segundo as informações contidas na mensagem, um suposto rapaz chamado Julio Romano, de 34 anos, que seria membro ativo e conhecido do grupo da rede social intitulado Flat Earth Society (Sociedade da Terra Plana), teria se jogado do 10º andar de um prédio do Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos. Essa atitude não seria suicídio, e sim, uma tentativa de provar que a gravidade não existe e que a "Terra seria plana".

Ainda de acordo com essa suposta "notícia", pouco antes de morrer, as pessoas que acompanhavam o discurso de Julio Romano teriam ouvido ele gritar: "A Terra é Plana. Eu sou o mensageiro. A gravidade é uma mentira e eu irei provar isso". A morte do membro do grupo do Facebook supostamente gerou reações de outros usuários, como Julius Alfred, um suposto membro antigo da Flat Earth Society, que teria feito um comentário na rede social: "Ele sabia. Não é possível. Embora não acreditemos na gravidade newtoniana, acreditamos no electromagnetismo, e é isso que puxa as coisas pra baixo".

Como mostra o site e-Farsas, especializado em desbancar mentiras e boatos da internet, esse "relato" que circulou no Facebook seria até plausível se não tivesse sido publicado em outros anos, em diferentes locais. O texto, com as mesmas palavras, circulou na web em 2015 e em 2016. Ou seja, a falsa notícia da tentativa de provar que a "Terra é plana" costuma ser adaptada ao momento em que é divulgada.

Já em relação à foto que acompanha a falsa mensagem, o e-Farsas mostra que se trata de uma imagem de uma tentativa de suicídio real. "Se você ficou preocupado com a foto de um homem prestes a saltar do topo de um prédio, pode ficar tranquilo. A imagem não tem nada a ver com um membro do tal Terra Plana. Na verdade, essa foto foi tirada de um vídeo de um homem que se jogou do sexto andar de um prédio em Nova Iorque. O incidente aconteceu em setembro de 2014 e, apesar da grande altura, o homem não morreu na queda e foi levado para o hospital Presbiteriano de NY", diz o texto do site que desbanca as mentiras da internet.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade