Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

'Expedição' para a Antártida quer provar que a Terra é plana

Viagem deve contar com o polêmico youtuber Logan Paul


postado em 22/03/2019 14:25 / atualizado em 22/03/2019 21:03

(foto: YouTube/Tech Insider/Reprodução)
(foto: YouTube/Tech Insider/Reprodução)

Apesar de ser mais uma teoria da conspiração, a afirmação de que a Terra não é uma esfera, e sim, plana, vem ganhando muitos adeptos em todo o mundo. O problema é que, até hoje, os argumentos usados por esse grupo não conseguiram comprovar nada do que eles pregam. Mas eles ainda têm uma "carta na manga". O polêmico youtuber Logan Paul, que ficou conhecido mundialmente após filmar um suicida na floresta de Aokigahara, no Japão, anunciou que se converteu à "causa" da Terra plana e, para demonstrar sua crença na teoria, promete participar de uma "expedição" à Antártida que pretende provar a existência de limites em nosso planeta – que seria cercado por uma parede circular de gelo.

"Se eu vou colocar meu nome como um defensor da Terra plana, quero conhecer os fatos. Por que não retornamos à Lua há mais de 50 anos? Por que a Lua emite sua própria luz? Alguns dos melhores cientistas não conseguem explicar a gravidade. Neil deGrasse Tyson [astrofísico americano] e Bill Nye [educador e apresentador americano] sabem explicar?", diz o controverso youtuber num vídeo que é uma espécie de trailer do seu "documentário" sobre a teoria de que nosso planeta é achatado, e não uma esfera.

A viagem para os "confins" da Terra deve ser realizada em 2020, segundo o site oficial da Conferência Internacional da Terra Plana (será realizada em Dallas, nos EUA, em novembro deste ano). Só que, pelo que dá para perceber na imagem divulgada pelo site, não se trata de uma expedição científica, e sim, de um cruzeiro turístico para chegar à Antártida.

Vale lembrar que os antigos pensadores gregos já haviam demonstrado que nosso planeta é uma esfera há mais de dois mil anos e que permanecemos na mesma órbita devido à gravidade gerada pela atração do Sol e dos demais corpos celestes.

Ainda assim, os "terraplanistas" acreditam que as imagens da Terra divulgadas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) são manipuladas para criar a sensação de esfericidade.

"Tudo o que podemos fazer para acabar com esse debate de uma vez por todas é chegar à costa da Antártida. Se pudermos velejar por toda a volta do continente gelado, calcularemos a distância e provaremos que são as bordas externas da Terra plana, refutando totalmente os argumentos de quem insiste no culto ao Sol e ao heliocentrismo [Sol como o centro do 'Universo']", comenta Jay Decasby, um terraplanista americano que está criando um reality show sobre o tema, em entrevista para o site da revista Forbes.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade