Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Horário de Verão termina no domingo, dia 19 de fevereiro

À meia noite de domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora


postado em 15/02/2017 16:00

Você é contra ou em favor do horário de Verão? De qualquer forma, saiba que ele vai acabar à meia noite do dia 19 de fevereiro(foto: Pixabay)
Você é contra ou em favor do horário de Verão? De qualquer forma, saiba que ele vai acabar à meia noite do dia 19 de fevereiro (foto: Pixabay)
A meia noite do próximo dia 19 de fevereiro será de alívio para boa parte da população brasileira. Isso porque o horário de Verão chegará ao fim nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. Desta forma, a turma da "balada" poderá curtir uma hora a mais no sábado – e quem acorda cedo poderá voltar a apreciar o 'nascer' do Sol. Vale lembrar que à 0h de domingo (19), os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

A medida, em vigor desde outubro do ano passado, visa proporcionar uma economia de energia no Brasil, já que pressupõe um menor consumo no horário considerado de pico (das 18h às 21h). Essa redução no gasto energético se dá pelo maior aproveitamento da luz do dia. Com isso, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o uso da energia gerada pelas termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade no país.

A previsão do ONS para este ano é que o horário de Verão resulte numa economia de R$ 147,5 milhões, em grande parte pela redução no uso da energia das termelétricas. Na edição anterior da medida, entre 2015 e 2016, a mudança de horário possibilitou uma contenção de gastos na ordem de R$ 162 milhões.

O horário de Verão foi adotado no Brasil em 1931 e é regulamentado, atualmente, pelo Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, que diz, em seu Art. 1º, que será adotado "a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade