
Nascida na em Paris, a brilhante arquiteta autodidata brasileira foi responsável pelo projeto do Parque do Flamengo, localizado nos bairros da Glória e Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é considerado o maior aterro do mundo, com mais de 1,2 milhão de m² e foi inaugurado em 1965, na gestão do então prefeito Carlos Lacerda.
"Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecida como Lota, nasceu nesta data, em Paris, em 1910. Uma talentosa designer, Soares tinha um dom para a criação de estruturas e paisagens que refletem e reimaginam seus arredores. Samambaia, a casa de Soares compartilhada com a poetisa Elizabeth Bishop em Petrópolis, Brasil, parecia como se tivesse as asas de uma borboleta e o poder de tomar o voo a qualquer momento. O estúdio de Soares construído para Bishop contava com uma vista deslumbrante para as montanhas que muitas vezes distraia a poeta de sua escrita", diz trecho do texto publicado pelo Google para justificar a bela homenagem.
Recentemente, Lota foi representada no cinema, com o filme Flores Raras (2013), dirigido por Bruno Barreto. O longa retrata o envolvimento amoroso entre a paisagista brasileira, interpretada por Glória Pires, e a poetisa americana Elizabeth Bishop, representada por Miranda Otto (O Senhor dos Anéis).
