Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Doodle do Google homenageia a arquiteta Lota de Macedo Soares

A também paisagista é responsável pela obra do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro


postado em 16/03/2017 09:43

O Doodle do Google está homenageando a arquiteta, urbanista e paisagista autodidata brasileira Lota de Macedo Soares(foto: Google.com.br/Reprodução)
O Doodle do Google está homenageando a arquiteta, urbanista e paisagista autodidata brasileira Lota de Macedo Soares (foto: Google.com.br/Reprodução)
Nesta quinta, dia 16 de março, o Doodle (logomarca comemorativa) da ferramenta de buscas do Google está prestando uma homenagem ao aniversário de 107 anos da saudosa arquiteta, urbanista e paisagista Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mais conhecida como Lota de Macedo Soares.

Nascida na em Paris, a brilhante arquiteta autodidata brasileira foi responsável pelo projeto do Parque do Flamengo, localizado nos bairros da Glória e Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é considerado o maior aterro do mundo, com mais de 1,2 milhão de m² e foi inaugurado em 1965, na gestão do então prefeito Carlos Lacerda.

"Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecida como Lota, nasceu nesta data, em Paris, em 1910. Uma talentosa designer, Soares tinha um dom para a criação de estruturas e paisagens que refletem e reimaginam seus arredores. Samambaia, a casa de Soares compartilhada com a poetisa Elizabeth Bishop em Petrópolis, Brasil, parecia como se tivesse as asas de uma borboleta e o poder de tomar o voo a qualquer momento. O estúdio de Soares construído para Bishop contava com uma vista deslumbrante para as montanhas que muitas vezes distraia a poeta de sua escrita", diz trecho do texto publicado pelo Google para justificar a bela homenagem.

Recentemente, Lota foi representada no cinema, com o filme Flores Raras (2013), dirigido por Bruno Barreto. O longa retrata o envolvimento amoroso entre a paisagista brasileira, interpretada por Glória Pires, e a poetisa americana Elizabeth Bishop, representada por Miranda Otto (O Senhor dos Anéis).
O belíssimo Parque ou Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, é a grande obra deixada pela arquiteta Lota de Macedo Soares(foto: Alicia Nijdam/Wikimedia/Reprodução)
O belíssimo Parque ou Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, é a grande obra deixada pela arquiteta Lota de Macedo Soares (foto: Alicia Nijdam/Wikimedia/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade