Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Foram encontradas 150 pegadas de 21 espécies de dinossauros na Austrália

A descoberta, segundo os cientistas, é a maior já realizada nessa ilha que pertence à Oceania


postado em 27/03/2017 11:55

Cientistas encontraram nada menos que 150 pegadas de dinossauros no noroeste da Austrália. Esta é a maior descoberta da arqueologia nesse país da Oceania(foto: Steven W. Salisbury/EFE/Divulgação)
Cientistas encontraram nada menos que 150 pegadas de dinossauros no noroeste da Austrália. Esta é a maior descoberta da arqueologia nesse país da Oceania (foto: Steven W. Salisbury/EFE/Divulgação)
Um grupo de cientistas identificou 150 pegadas de 21 espécies de dinossauros em uma área do noroeste da Austrália, segundo anúncio feito pela Universidade de Queensland, nesta segunda 27 de março. A nota afirma tratar-se de uma descoberta "sem precedentes". As informações forma divulgadas pela agência espanhola de notícias EFE.

As pegadas correspondem a 10 espécies da classe dos sauropsidas (quatro de ornitópodes), seis de gliptodonte e cinco de dinossauros predadores.

A variedade das marcas não tem precedentes no mundo, segundo o cientista australiano Steve Salisbury, que dirige o estudo sobre o achado publicado na revista científica Memoir of the Society of Vertebrate Paleontology 2016.

"Entre as pegadas está a única prova confirmada de um estegossauro na Austrália. Além disso, há algumas dos maiores dinossauros já registrados na ilha. Algumas das marcas dos saurópodes têm 1,7 m de comprimento", esclarece o biólogo e geólogo, que é professor da Universidade de Queensland, em comunicado à imprensa.

Salisbury afirma ainda que a descoberta "é extremamente importante porque representa o primeiro registro de dinossauros não-aviários na metade ocidental do continente e é a única marca da fauna de dinossauros da Austrália durante a primeira metade do período Cretáceo inferior.

As pegadas se encontram em uma zona rochosa, que tem entre 127 e 140 milhões de anos, situada em Walmadany, uma região do estado da Austrália Ocidental que contém milhares de marcas de dinossauros e que foi incluída como patrimônio nacional australiano em 2011.

As 150 pegadas identificadas são mais antigas que a maioria dos fósseis de dinossauros descobertos na parte oriental da Austrália e calcula-se que sejam datadas entre 90 e 115 milhões de anos, segundo o comunicado da Universidade de Queensland.

(com Agência EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade