Estado de Minas PALEONTOLOGIA

Cientistas encontram dinossauro gigante na Argentina

Os fósseis estava numa província da Patagônia

postado em 06/11/2018 12:40 / atualizado em 06/11/2018 11:57

(foto: Twitter/Daily_Star/Reprodução)

Um grupo de cientistas espanhóis e argentinos encontrou fósseis de dinossauros pertencentes a uma espécie desconhecida na província de Neuquén, na Patagônia argentina. A descoebrta foi publicada na revista científica Acta Palaeontologica Polonica.

Foram escavados os restos de três dinossauros, um adulto e dois jovens, que habitaram a Terra há 110 milhões de anos e receberam o nome de Lavocatisaurus agrioensis.

A nova espécie era herbívora e pertencia ao grupo dos saurópodes, com pescoço muito comprido e cabeça pequena.

Além de partes do pescoço, cauda e dorso, os paleontólogos encontraram a maioria dos ossos do crânio, incluindo focinho, mandíbulas e dentes, permitindo fazer uma "reconstrução quase completa", conforme o pesquisador Jose Luis Carballido, do museu Egidio Feruglio, da Argentina.

Os fósseis revelaram que o dinossauro adulto teria 12 m de comprimento, enquanto os dois jovens mediam entre seis e sete metros.

Os cientistas acreditam que a espécie teria mudado de lugar e morrido devido a circunstâncias ainda desconhecidas.

"Essa não é apenas a descoberta de uma nova espécie em uma área em que não esperávamos encontrar fósseis, mas o fato de o crânio estar quase completo foi um diferencial", comenta Jose Luis Carballido.

A área onde os fósseis foram descobertos teria sido um deserto com lagos esporádicos, ambiente pouco comum para os dinossauros. As condiçõesáridas teriam contribuído para a morte dos herbívoros, que precisavam de muitas plantas e água para sobreviver.