Publicidade

Estado de Minas VEÍCULOS

Você costuma trocar o filtro do combustível segundo instrução do fabricante?

Pois saiba que esse componente é essencial para a garantia do melhor desempenho do veículo


postado em 21/03/2017 09:50

Se o filtro do combustível não for trocado corretamente, pode comprometer o bom funcionamento do veículo, sabia?(foto: RM Lubrifica/Reprodução)
Se o filtro do combustível não for trocado corretamente, pode comprometer o bom funcionamento do veículo, sabia? (foto: RM Lubrifica/Reprodução)
Você pode até não entender de mecânica, mas precisa saber que existe um componente do veículo que tem enorme importância na manutenção do bom desempenho e na diminuição dos problemas técnicos. O filtro do combustível deve estar entre as prioridades quando se trata da revisão do carro, já que ele atua com o objetivo de proteger o sistema de injeção e o motor contra partículas, água e outros resíduos que se encontram no tanque e/ou no combustível, que futuramente podem prejudicar o funcionamento do automóvel.

De acordo com André Causs, responsável por desenvolvimento de produtos na Wix Filters Brasil, a recomendação para a troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. "Pensando em um carro modelo popular, o conserto desses itens pode variar de R$ 300 a R$ 450, além do tempo que o veículo fica parado. Trocar o filtro do combustível pode custar menos que a revisão completa do sistema; além de ser uma economia de quase 85%, a vida útil do motor aumenta com a manutenção feita em dia", esclarece o especialista.

Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível. Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de álcool, gasolina, gás ou diesel. "O preço do combustível tem variado muito e não ter a manutenção em dia pode pesar no dia a dia do consumidor que abastece o carro com frequência", comenta André Causs.

O especialista ressalta a importância de realizar a troca de acordo com o manual do fabricante e optando sempre por produtos fabricados inteiramente com plástico de qualidade, uma vez que peças metálicas neste item ficam corroídas pelo combustível, jogando ferrugem no sistema do motor. "Destacamos o uso de componentes plásticos que não oxidam dentro do filtro e evitam problemas durante a filtragem", afirma Causs.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade