Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

30 anos depois: STF reconhece o Sport como único vencedor do Brasileirão de 1987

Troféu do clube pernambucano era questionado pelo Flamengo, que, agora, perdeu a causa na justiça


postado em 19/04/2017 14:57

O Flamengo (RJ) não quis disputar o título do Campeonato Brasileiro de 1987 com o Sport (PE) e pediu para serem dois campeões. Porém, agora, o STF considerou o clube pernambucano o único vencedor(foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
O Flamengo (RJ) não quis disputar o título do Campeonato Brasileiro de 1987 com o Sport (PE) e pediu para serem dois campeões. Porém, agora, o STF considerou o clube pernambucano o único vencedor (foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
Após 30 anos de disputa na justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na terça, dia 18 de abril, que o Sport Club do Recife deve ser considerado o único campeão brasileiro de 1987. Por três votos a um, a primeira turma da corte negou o recurso protocolado pelos advogados do Flamengo, clube carioca que questionava o título dos pernambucanos.

O processo começou a tramitar em 1987, após o Flamengo pedir para ser considerado oficialmente campeão brasileiro daquele ano, juntamente com o Sport.

Seguindo o voto do relator – e torcedor do Flamengo –, ministro Marco Aurélio Mello, a maioria dos membros da primeira turma entendeu que a decisão proferida pela justiça de Pernambuco, que deu o título ao Sport, transitou em julgado e não pode ser modificada.

O título do Campeonato Brasileiro de 1987 sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport, primeiro colocado do módulo amarelo. Com isso, o time recifense foi declarado campeão pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela campanha vitoriosa no torneio.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade